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Modelador 3D w.1.15
Não é mais preciso pagar para se contar com um bom modelador tridimensional. Wings 3D vai lhe permitir dar asas à sua imaginação e criar praticamente qualquer objeto em três dimensões, editando inclusive suas texturas e cores. Encontre todos os recursos que você sempre sonhou e comece a criar seus próprios modelos de maneira gratuita e descubra um grande potencial em você mesmo.
Um programa completo
Ao iniciar este programa o usuário se depara com um espaço tridimensional totalmente a sua disposição onde o seu botão central do mouse e o scrool movem sua visão. O botão direito do seu mouse lhe dispõem suas ferramentas e opções enquanto o botão esquerdo aceita cada ação. Você pode criar formas geométricas espaciais como cubos, octaedros, hexaedros, cones, cilindros e vários outros.
Tamanho: 7MB
Um programa completo
Ao iniciar este programa o usuário se depara com um espaço tridimensional totalmente a sua disposição onde o seu botão central do mouse e o scrool movem sua visão. O botão direito do seu mouse lhe dispõem suas ferramentas e opções enquanto o botão esquerdo aceita cada ação. Você pode criar formas geométricas espaciais como cubos, octaedros, hexaedros, cones, cilindros e vários outros.
Tamanho: 7MB
Palavras Cruzadas 6.0 PT-BR Portable
O Palavras-Cruzadas é a versão eletrônica do popular joguinho que é encontrado em jornais, possuindo até revistas especializadas para seus jogadores.
Opções além do convencional
Neste game você não encontrará apenas opções para responder as charadas propostas nas Palavras Cruzadas tradicionais. Aqui você pode editar todos os recursos de dicas e respostas, tanto para nível fácil, como médio e difícil. O jogo também oferece a possibilidade de criação de jogos personalizados por parte dos usuários.
Opções além do convencional
Neste game você não encontrará apenas opções para responder as charadas propostas nas Palavras Cruzadas tradicionais. Aqui você pode editar todos os recursos de dicas e respostas, tanto para nível fácil, como médio e difícil. O jogo também oferece a possibilidade de criação de jogos personalizados por parte dos usuários.
Tamanho: 1.02MB
BusinessCards MX 3.97
BusinessCards MX programa para criar e projetar cartões de visita a partir do polaco promotor. Com este útil programa você pode facilmente e rapidamente sproektiruete e imprimir cartões de visita profissional. Interface do programa é projetado para que até o usuário iniciante não tem problemas com este programa. O processo de concepção está disponível na casa pronta para programar elementos como texto, dados, imagens e antecedentes, bem como a sua circulação aleatória desenvolvido no projeto.
Tamanho: 73.8MB
Tamanho: 73.8MB
A Ciência de Ficar RICO
Depois de mais de um século de sua primeira publicação nos Estados Unidos, a obra que deu origem e inspirou O Segredo, de Rhonda Byrne, está de volta. Um manual prático,A Ciência de Ficar Rico é uma obra que ensina a transformar pensamento em ação. Pragmático, ele é destinado a homens e mulheres que desejam ganhar muito dinheiro e conquistar sua independência financeira. Além de dicas para quem quer se tornar um milionário ou até mesmo um bilionário, a obra assinada pelo americano Wallace D. Wattles também foi citada no filme O Segredo, como uma referência. Utilizada amplamente em teses, artigos e também em coaching pessoal, profissional e corporativo. A Ciência de Ficar Rico é um best-seller em países de primeiro mundo como Estados Unidos e países da Europa e agora chega ao Brasil e Portugal.
Estilo: Audiobook
Gênero: Motivacional
Autor: Wallace Wattles
Tamanho: 99.7 Mb
Formato: MP3
Idioma: Português
Gênero: Motivacional
Autor: Wallace Wattles
Tamanho: 99.7 Mb
Formato: MP3
Idioma: Português
Corel VideoStudio Pro X3 v13.6.2.36 Multilingual
VideoStudio Pro X3 chuta o processo de tomada de filme em alta velocidade, dando-lhe o playground final para a criatividade. Seu HD completo programa de edição de vídeo, dá-lhe um ponto de partida rápida, com modelos projetados profissionalmente, em tempo real, os efeitos com qualidade de estúdio, os títulos polido e transições suaves. Super-carga o seu trabalho com aceleração GPU e multi-core Intel ® suporte CPU mais rápido para edição e renderização. Rapidamente montar clips de vídeo no novo modo Edit Express ou ir a fundo com ferramentas avançadas de edição de vídeo. Em seguida, partilhar os seus vídeos no YouTube, Facebook ® ®, Vimeo, DVD, AVCHD ™ ™ e discos Blu-ray, iPod ®, PSP ® e muito mais.
Estilo: Edição de Vídeo
Fabricante: Corel
Tamanho: 642 Mb
Formato: Rar
Idioma: Multilingual
Fabricante: Corel
Tamanho: 642 Mb
Formato: Rar
Idioma: Multilingual
2100 Questões Gabaritadas Para Concurso da Polícia Militar
2100 Questões Gabaritadas Para Concurso da Polícia Militar
Mais de 2100 questões gabaritadas para concursos de polícia militar PM + leis e códigos específicos + noções de direito ( constitucional, processual penal, direito militar, direitos humanos ) + dicas de concursos. Provas e simulados são, indiscutivelmente, a melhor forma de fixar o conteúdo estudado e treinar para a hora da prova. Neste material, você encontra uma coletânea de provas gabaritadas com 2100 questões aplicadas em provas de concursos da polícia militar PM em todo o brasil. Além disso, com um bônus algumas leis e códigos cobrados em concursos da PM, noções de matérias de direito ( constitucional, processual penal, direito militar, direitos humanos ) e também dicas para estudos de concursos. Teste seu aprendizado, treine para a hora da prova, treine para controlar o nervosismo, para controlar o tempo gasto em cada questão e confira em quais matérias estão seus pontos fracos. Não tenha dúvidas: fazer provas e simulados é etapa obrigatória no aprendizado de qualquer concurseiro. Prepare-se antes da concorrência para o próximo concurso da PM.
Estilo: Apostila | Concurso
Fabricante: Resultado Concursos
Tamanho: 18.1 Mb
Formato: Rar
Idioma: Português
2100 Questões Gabaritadas Para Concurso da Polícia Militar 2100 Questões Gabaritadas Para Concurso da Polícia Militar 2100 Questões Gabaritadas Para Concurso da Polícia Militar 2100 Questões Gabaritadas Para Concurso da Polícia Militar
Counter-Strike Carbon v1.1 2010
Depois de muito tempo esperando, está pronto o novo CS Carbon v1.1.
Um novo CS com gráficos melhorados, com uma jogabilidade incrivelmente boa e sem falar na sua interface e nos novos efeitos visuais, musicas novas incluidas no game podendo ouvi-las enquanto você joga, etc…
Um novo CS com gráficos melhorados, com uma jogabilidade incrivelmente boa e sem falar na sua interface e nos novos efeitos visuais, musicas novas incluidas no game podendo ouvi-las enquanto você joga, etc…
Instalação
1 – execute o arquivo .exe
2 – instale o jogo normalmente.
3 – caso peça uma chave insira AAA.
4 – jogue !!!
Estilo: Tiro em Primeira Pessoa
Fabricante: Valve
Tamanho: 440 Mb
Formato: Rar
Idioma: Inglês
Fabricante: Valve
Tamanho: 440 Mb
Formato: Rar
Idioma: Inglês
Deixe Seu Office Original Com MGA Crack Office
Dicas Info Exame 2010
O Melhor da Internet
Flash e siverlight
Empregos
Photoshop cs3
Power Point
Video na Web
Ubuntu
Office 2007
Curriculo Certo
Manual do Escritorio
Escritorio Online
Firefox
Smartphones
iPhone
Guia de arquivos
Sites 2.0
Guia de Produtividade
GPS
Sitemas Operacionais
Notebooks
Excel
Utilitarios
Dicas do Vista
Estilo: Revistas
Gênero: Informatica
Tamanho: 237.8 Mb
Formato: Zip
Idioma: Português
Gênero: Informatica
Tamanho: 237.8 Mb
Formato: Zip
Idioma: Português
Kaspersky Internet Security 2011 + Seriais válidos 365 Dias
espectro de ameaças TI:
PrKaspersky Anti-Virus 2011 – a espinha dorsal do sistema de segurança do seu PC, oferece-lhe protecção automatizada em tempo real contra um largo espectro de ameaças TI:Protecção em tempo real contra vírus e spyware Melhorada!
Análise de websites e emails em busca de código malicioso Melhorada!
Protecção contínua da sua identidade digital Melhorada!
Análise a vulnerabilidades e conselhos de tratamento
Dispositivo de Desktop de fácil acesso Novo!Estilo: Anti-vírus
Fabricante: Kaspersky Labs
Tamanho: 98.8 Mb
Formato: Rar
Idioma: Inglês
Magic Speed 3.7 Portátil
Seu computador demora para inicializar, está super lento e ainda por cima não executa os programas direito? Muita calma, pois ainda não é hora de formatar o seu PC. O Magic Speed pode ajudá-lo à recuperar a velocidade do seu sistema para fazê-lo funcionar direito.
O programa é baseado em um assistente que busca por problemas em seu computador e os elimina, tornando o PC muito mais eficiente. Para que o programa comece a analisar o que há de errado, você deve clicar em Seguinte. O primeiro item apresentado pelo programa é um gerenciador de programas que inicializam com o Windows. São todos aqueles aplicativos que já abrem logo após você fazer o login e que sobrecarregam o sistema.
Interface do programa.Depois, em Reparar problemas do PC, você pode começar a pesquisa por problemas em seu computador clicando em Examinar. Assim que acabar a análise, você pode consertar os problemas que o programa listar.
Já em Limpe o seu PC, o programa busca por arquivos temporários, como do cachê do Internet Explorer e limpa tudo, liberando um bom espaço. Há ainda os Tweaks (melhorias) para o Windows, com ajustes que deixarão o sistema muito mais rápido e funcional. E como última ferramenta, o Magic Speed oferece que o programa inicie junto com o Windows e/ou desfragmente a memória automaticamente.
O programa é baseado em um assistente que busca por problemas em seu computador e os elimina, tornando o PC muito mais eficiente. Para que o programa comece a analisar o que há de errado, você deve clicar em Seguinte. O primeiro item apresentado pelo programa é um gerenciador de programas que inicializam com o Windows. São todos aqueles aplicativos que já abrem logo após você fazer o login e que sobrecarregam o sistema.
Interface do programa.Depois, em Reparar problemas do PC, você pode começar a pesquisa por problemas em seu computador clicando em Examinar. Assim que acabar a análise, você pode consertar os problemas que o programa listar.
Já em Limpe o seu PC, o programa busca por arquivos temporários, como do cachê do Internet Explorer e limpa tudo, liberando um bom espaço. Há ainda os Tweaks (melhorias) para o Windows, com ajustes que deixarão o sistema muito mais rápido e funcional. E como última ferramenta, o Magic Speed oferece que o programa inicie junto com o Windows e/ou desfragmente a memória automaticamente.
Estilo: Limpadores
Tamanho: 22.67 mb
Formato: Rar
Idioma: Português
Hospedagem: Uploading / Easyshare / Rapidshare / Megaupload
Uploading: Download
Easyshare: Download
Rapidshare: Download
Megaupload: Download
Windows XP: Service Pack 3
Windows XP: Service Pack 3 é o terceiro pacote de atualizações para o Windows XP. Muito aguardado por vários usuários, esse pacote corrige bugs, trazendo estabilidade e melhorias para o sistema operacional.
Agora, uma das novidades é que o XP possuirá suporte ao WPA2 (uma solução de segurança para redes sem fio) e ao Peer Name Resolution Protocol (PNRP)
Progamas Integrados:
windows media player 11
internet explorer 7
Aparência:
Aero style (Glass-Beta 2)
Estilo: Sistema Operacional
Tamanho: 525.87 mb
Formato: Rar / Nrg
Idioma: Português
Hospedagem: Uploading / Easyshare / Filebase / Megaupload
Uploading: Download
Easyshare: Download
Filebase: Download
Megaupload: Download
Windows XP - Para Técnicos em Informática
Windows Xp que não pode faltar para quem é tecnico em informatica, na sua nova versão 2010 sem erros
Agora vamos falar do Windows Xp para tecnicos em Informática.
29 apostilas para quando você tiver um problema saber resolvelo.
300 mil drivers 100 são apenas para laptops e notebooks e 200 mil são para os microcomputadores ou os pcs de casa mesmo.
5 jogos para você que é tecnico sabe como é uqe é na maioria das formatações de clientes tem sempre alguem querendo um joguinho os jogos são bons e não pesam.
Link-s de suporte de 20 fabricantes de peças para computadores e notebooks caso necessite de drivers ou peças.
Programas essenciais depois de você tiver instalado o windows Xp com certesa você ira precisar de programas para video gravação de cds e dvds entre varios outros e na pasta programas essenciais você encontra todos os programas necessários depois de uma instalação do windows.
Programas para tecnicos onde a varios tipos desde busca de drivers backup de drivers formatação recuperção de dados etc.
E por fim 2 apostilas com 1 milhão e 40 mil seriais caso se você tiver um programa ou jogo que necessite de cd-key ou serial você tera ambos em mãos.
Serial ou Crack: Não necessita o windows ja vem com serial ouro e 100% ativado e funcionando para a adição de programas da microsoft que necessitam do windows original
Agora vamos falar do Windows Xp para tecnicos em Informática.
29 apostilas para quando você tiver um problema saber resolvelo.
300 mil drivers 100 são apenas para laptops e notebooks e 200 mil são para os microcomputadores ou os pcs de casa mesmo.
5 jogos para você que é tecnico sabe como é uqe é na maioria das formatações de clientes tem sempre alguem querendo um joguinho os jogos são bons e não pesam.
Link-s de suporte de 20 fabricantes de peças para computadores e notebooks caso necessite de drivers ou peças.
Programas essenciais depois de você tiver instalado o windows Xp com certesa você ira precisar de programas para video gravação de cds e dvds entre varios outros e na pasta programas essenciais você encontra todos os programas necessários depois de uma instalação do windows.
Programas para tecnicos onde a varios tipos desde busca de drivers backup de drivers formatação recuperção de dados etc.
E por fim 2 apostilas com 1 milhão e 40 mil seriais caso se você tiver um programa ou jogo que necessite de cd-key ou serial você tera ambos em mãos.
Serial ou Crack: Não necessita o windows ja vem com serial ouro e 100% ativado e funcionando para a adição de programas da microsoft que necessitam do windows original
Estilo: Sistema Operacional
Tamanho: 3.78 gb
Formato: Iso
Idioma: Português
Hospedagem: Filebase / Easyshare / Megaupload
Filebase: Parte 01 - Parte 02 - Parte 03 - Parte 04
Easyshare: Parte 01 - Parte 02 - Parte 03 - Parte 04
Megaupload: Parte 01 - Parte 02 - Parte 03 - Parte 04
curso básico de Invasão de cumputadores
Guia para invasão de computadores. Que não deve ser usado para o mal e sim para estudo sobre segurança.
Estilo: Curso - Informática
Tamanho: 183.73 kb
Nº de páginas: 7
Formato: Rar / Pdf
Idioma: Português
Hospedagem: Uploading / Easyshare / Sharingmatrix / Megaupload
Uploading: Download
Easyshare: Download
Sharingmatrix: Download
Megaupload: Download
O QUE É UM HACKER ??
No jargão da informática, hacker é um termo digno.
O que é um hacker? Não existe tradução. A mais próxima seria "fussador" e o verbo to hack, "fuçar". Hacker, vulgo "rato de laboratório", era o termo usado pelos estudantes do MIT para designar aqueles que"fuçavam" nos computadores da Universidade além dos limites de uso. O Hacker difere do Guru, que já sabe tudo. Ele quer é descobrir como mexer com tudo (o contrário do usuário comum, que não tem remorso de usar um micro Pentium para escrever cartas durante o expediente). Não teme vírus de computador. O interessante até seria escrever um, mas não para difundir, só exibir para colegas.
Não da para definir o que é realmente um hacker. Mas em qualquer sala de computação existem aqueles que vão para trabalhar, aqueles que vão para aprender e aqueles que vão para se divertir. O Hacker faz tudo isso e ainda mais alguma coisa, um algo mais que não da para definir.
O contato constante com o computador e a vontade de fazer com que ele obedeça faz surgir o indivíduo "fussador", que despreza a idéia de freqüentar um curso ou pagar a um profissional para que o ensine a usar um programa. Alguns fazem dessa facilidade com a máquina uma profissão e mudam de ramo. A vontade de explorar este universo eletrônico transforma o indivíduo.
Qualquer pessoa que tenha pelo menos lutado para aprender uma linguagem de computação (PASCAL, C, ASM, etc.) pode entender o que e o prazer de ver um programa funcionando direitinho. A denominação não importa. O que importa é conseguir fazer a coisa funcionar com o mínimo de ajuda possível ou faze-la funcionar além do que os outros esperariam conseguir, como quando se consegue fazer o programa fazer algo que não normalmente faria. Ou melhor dizendo, dominar o programa.
Tentando definir, os hackers são basicamente feras da informática que adoram aprender como os sistemas funcionam externa e principalmente internamente. Algumas pessoas os definem como desordeiros e pessoas más, mas na verdade os verdadeiros hackers não são anjos, mas não saem pôr aí invadindo outros sistemas, causando danos ou espionando as informações dos outros. Não há magia no que eles fazem. A maioria das informações podem ser encontradas aqui mesmo na Internet. É só você realmente começar a procurar e se informar!
HACKER originalmente, alguém que fabrica móveis utilizando um machado] s.m. 1. Indivíduo que adora explorar os detalhes de sistemas programáveis e ampliar suas habilidades, em oposição à maioria dos usuários que prefere aprender apenas o mínimo necessário. 2. Indivíduo que desenvolve programas com entusiasmo (e até de forma obsessiva) ou que prefere programar a se preocupar com os aspectos teóricos da programação. 3. Indivíduo capaz de avaliar a qualidade de ferramentas como uma enxada ou picareta. 4. Indivíduo que desenvolve programas com rapidez e qualidade. 5. Especialista em um determinado programa ou que costuma usá-lo com grande freqüência, como um hacker do Unix. (As definições de 1 a 5 são correlatas, e os indivíduos que nelas se enquadram formam um grupo coeso.) 6. Especialista ou entusiasta de um determinado tipo. O indivíduo pode ser um hacker em astronomia, pôr exemplo. 7. Indivíduo que adora desafios intelectuais envolvendo sucesso criativo ou superação de limitações. 8. [depreciativo]: Indivíduo malicioso e intruso que tenta obter acesso a informações confidenciais através de espionagem. Daí os termos hacker de senha, hacker de rede.
É preferível ser chamado de hacker pelos outros a se intitular um hacker. Os hackers consideram-se uma elite (um privilégio baseado na habilidade), embora recebam com alegria os novos membros. Eles sentem, entretanto, uma certa satisfação egocêntrica em serem identificados como hackers (mas se você tentar ser um deles e não consegue, é considerado falso).
COMO TORNAR-SE UM HACKER
1º de tudo muito, muito CONHECIMENTO
Não existe nenhum livro ou material específico em como ser tornar um hacker. Não existe uma fórmula mágica e nem como se tornar um hacker do dia para a noite. Um hacker se faz após anos de muita leitura e estudo. Basicamente toda a informação que você necessita para se tornar um hacker já está disponível na rede, o que você tem que fazer é vasculhar e achar as informações. Está certo que isto não é uma tarefa muito fácil, mas quem disse que ser um hacker é fácil?
Qualquer um pode ser um hacker ou médico ou engenheiro ou etc. Desde que você se informe e estude.
Para você que algum dia pensa em ser um hacker aqui estão algumas dicas no que você deve concentrar seus esforços e começar a aprender:
• Conheça a fundo um sistema operacional como o Windows 95, Unix, Windows NT ou MacOS. Com ele é que você ira entender como quebrar a segurança ou então como funciona a segurança, no caso do Windows NT que possui certificado C2 de nível de segurança, é mais difícil, mas não impossível.
• Aprenda uma linguagem de programação como VisualBasic (específica para a plataforma Intel) ou C (para qualquer plataforma). Você escrevendo pequenos programinhas pode deixar um programa rodando em paralelo para descobrir a senha de acesso.
• Aprenda a usar o comando TELNET do Unix para se logar em máquinas remotamente e copiar aquele programa oculto que falta para você entrar no sistema ou então cadastrar um usuário fantasma para entrar no sistema.
• Aprenda como funcionam as redes e quais são os tipos de redes existente. Hoje em dia, a maioria dos computadores estão interligados e você conhecendo as arquiteturas e protocolos utilizados facilita bastante o acesso.
• Aprenda o protocolo TCP/IP, o protocolo que é usado hoje em dia na Internet. Isto se você quiser ser um hacker da net.
• Existem livros que explicam como os grandes hackers entraram nos sistemas fechados, desta forma você pode tirar algumas idéias em como abrir sistemas fechados. Para se ter uma idéia o primeiro livro que li sobre este assunto foi Crime pôr Computador de Donn B. Parker de 1977, isto mesmo 1977. Para se ter uma idéia, um chefe de contabilidade de uma pequena firma desviou um milhão de dólares, usando um computador para planejar e realizar o seu desfalque, ou então, um jovem ladrão conseguiu acesso ao computador de uma companhia telefônica e em dois anos roubou cerca de um milhão de dólares em equipamentos. Foi preso porque um de seus empregados o denunciou. Depois de passar 40 dias na cadeia, voltou a trabalhar - desta vez, como consultor de segurança de computadores. Hoje em dia, a história mais conhecida foi a prisão do hacker Kevin Mitnick em 25 de fevereiro de 1995. Este hacker capturado pelo FBI com auxílio do especialista em segurança de computadores Tsutomu Shimomura (um ex-hacker). Esta história já rendeu dois livros, um deles o Contra-Ataque foi escrito pôr Tsutomu Shimomura e John Markoff, um experiente jornalista especializado em tecnologia e o outro livro o Jogo do Fugitivo de Jonathan Littman que é um jornalista bem relacionado no submundo da rede. Qualquer um desses livros atrai com certeza a curiosidade sobre histórias verídicas e temos a sensação de estar no limiar entre a ficção científica e a realidade.
PERFIL TÍPICO DE UM HACKER
Este profile reflete os comentários detalhados de uma "pesquisa" feita com mais de uma centena de correspondentes de USENET.
Hackers usualmente não imitam uns aos outros. Pôr uma razão qualquer, o modo de agir acaba ficando idêntico, como se todos fossem geneticamente iguais ou criados num mesmo ambiente.
APARÊNCIA GERAL
Inteligente. Escrutinado. Intenso. Abstraído. Surpreendentemente para uma profissão que é sedentária, a maioria dos hackers tende a ser magros ambos os extremos são mais comuns que em qualquer outro lugar. Bronzeados são raros.
FORMA DE SE VESTIR
Casual, vagamente pós-hippie; camiseta, jeans, tênis, sandálias ou pés descalços. Cabelo comprido, barbas e bigodes são comuns. Alta incidência de camisetas com "slogans"(tipo vá ao teatro mas não me chame, etc.).
Uma minoria substancia prefere roupas de "camping" --- coturnos, jaquetas militares e etc.
Hackers se vestem para conforto, funcionalidade e problemas mínimos de manutenção ao invés de aparência (alguns levam isso a serio e negligenciam higiene pessoal). Eles tem um índice de tolerância baixo a jaquetas e outras roupas de "negócios"; é até comun. eles largarem um emprego ao invés de se conformar com uma roupa formal.
Hackers do sexo feminino tendem a nunca usar maquiagem visível. A maioria não usa.
HÁBITOS DE LEITURA
Usualmente com grandes quantidades de ciência e ficção cientifica. Qualquer coisa como 'American Scientific', 'Super Interessante', etc.. Hackers normalmente tem uma capacidade de leitura de coisas tão diferentes que impressiona gente de vários gêneros. Tem porem a tendência a não comentar muito isso. Muitos hackers gastam lendo o que outros gastam assistindo TV e sempre mantém estantes e estantes de livros selecionados em casa.
Outros interesses
Alguns hobbies são bastante partilhados e reconhecidos como tendo a ver com cultura: ficção cientifica, musica, medievalismo (na forma ativa praticada pôr Grupos que se isolam da sociedade e organizações similares) xadrez, go, gamão, jogos de guerra e jogos intelectuais de todos os tipos. (RPG eram muito difundidos ate' virarem cultura popular e explorados pela massa). Radio Amadorismo. Alguns até são lingüistas ou fazem teatro.
EDUCAÇÃO
Quase todos os hackers acima da adolescência são portadores de diploma ou educados até um nível equivalente. O hacker que aprendeu sozinho é sempre considerado ( pelo menos para os outros hackers) como mais motivado, e pode ser mais respeitado que o seu equivalente com o canudo. As áreas incluem (além da obvia ciência de computação e engenharia elétrica) física, matemática, lingüística e filosofia.
Como criar as suas senhas, para que ninguém descubra com facilidade
Uma senha fácil de se deduzir é a causa mais comum dos problemas de segurança. Se você não souber como trocar a sua senha, coloque essa tarefa como item número 1 da sua lista de coisas a aprender. Você nunca deve criar senhas tomando pôr base o seu próprio nome - mesmo que seja o seu nome de trás para frente. A senha não pode também ser fácil de se adivinhar, como o nome do marido ou mulher, do namorado ou namorada, do seu cão, a placa do carro, a rua onde mora, a data do nascimento - ou outra informação conhecida. Os hackers costumam usar os programas e dicionários on-line para adivinhar expressões como dedicação.
Como podem ser as senhas então? Não há pistas, certo? Pois bem, seja criativo. Pegue a sua frase preferida, como Até que a morte nos separe, querida e utilize a primeira letra de cada palavra aqamnsq. Dessa forma, a senha não é propriamente uma palavra, mas é fácil; de lembrar e difícil de adivinhar. Você pode também combinar palavras com números, o que é bem aconselhável. Mas nunca crie uma senha somente com números, é muito mais fácil de adivinhar.
As Pessoas podem ler meus e-mails?
Se elas podem lê-la? Sim, podem. Agora, isso não significa que há sempre alguém lendo a sua correspondência. Com milhões de pessoas na Internet, as novas mensagens individuais se perdem na multidão. Mas como você sabe, quando uma mensagem parte do seu sistema, ela pode chegar a um outro computador localizado a centenas e até milhares de quilômetros de distância, e você não tem como saber quem tem acesso a ela. Mesmo que ninguém leia a sua correspondência enquanto esta estiver em trânsito, o destinatário poderá encaminhá-la a quem bem desejar.
Mas nem tudo está perdido - existem maneiras de tornar o seu e-mail mais seguro. Uma delas consiste em criptografar a sua mensagem antes de enviá-la. Criptografar significa simplesmente transformá-la em uma seqüência de códigos que só podem ser decifrados com a chave apropriada. Ao ser recebida, a mensagem deverá ser descriptografada no equipamento destinatário. Enviar mensagens pelo Netscape 2.02 e Internet Explorer 2 é relativamente seguro.
O que é um hacker? Não existe tradução. A mais próxima seria "fussador" e o verbo to hack, "fuçar". Hacker, vulgo "rato de laboratório", era o termo usado pelos estudantes do MIT para designar aqueles que"fuçavam" nos computadores da Universidade além dos limites de uso. O Hacker difere do Guru, que já sabe tudo. Ele quer é descobrir como mexer com tudo (o contrário do usuário comum, que não tem remorso de usar um micro Pentium para escrever cartas durante o expediente). Não teme vírus de computador. O interessante até seria escrever um, mas não para difundir, só exibir para colegas.
Não da para definir o que é realmente um hacker. Mas em qualquer sala de computação existem aqueles que vão para trabalhar, aqueles que vão para aprender e aqueles que vão para se divertir. O Hacker faz tudo isso e ainda mais alguma coisa, um algo mais que não da para definir.
O contato constante com o computador e a vontade de fazer com que ele obedeça faz surgir o indivíduo "fussador", que despreza a idéia de freqüentar um curso ou pagar a um profissional para que o ensine a usar um programa. Alguns fazem dessa facilidade com a máquina uma profissão e mudam de ramo. A vontade de explorar este universo eletrônico transforma o indivíduo.
Qualquer pessoa que tenha pelo menos lutado para aprender uma linguagem de computação (PASCAL, C, ASM, etc.) pode entender o que e o prazer de ver um programa funcionando direitinho. A denominação não importa. O que importa é conseguir fazer a coisa funcionar com o mínimo de ajuda possível ou faze-la funcionar além do que os outros esperariam conseguir, como quando se consegue fazer o programa fazer algo que não normalmente faria. Ou melhor dizendo, dominar o programa.
Tentando definir, os hackers são basicamente feras da informática que adoram aprender como os sistemas funcionam externa e principalmente internamente. Algumas pessoas os definem como desordeiros e pessoas más, mas na verdade os verdadeiros hackers não são anjos, mas não saem pôr aí invadindo outros sistemas, causando danos ou espionando as informações dos outros. Não há magia no que eles fazem. A maioria das informações podem ser encontradas aqui mesmo na Internet. É só você realmente começar a procurar e se informar!
HACKER originalmente, alguém que fabrica móveis utilizando um machado] s.m. 1. Indivíduo que adora explorar os detalhes de sistemas programáveis e ampliar suas habilidades, em oposição à maioria dos usuários que prefere aprender apenas o mínimo necessário. 2. Indivíduo que desenvolve programas com entusiasmo (e até de forma obsessiva) ou que prefere programar a se preocupar com os aspectos teóricos da programação. 3. Indivíduo capaz de avaliar a qualidade de ferramentas como uma enxada ou picareta. 4. Indivíduo que desenvolve programas com rapidez e qualidade. 5. Especialista em um determinado programa ou que costuma usá-lo com grande freqüência, como um hacker do Unix. (As definições de 1 a 5 são correlatas, e os indivíduos que nelas se enquadram formam um grupo coeso.) 6. Especialista ou entusiasta de um determinado tipo. O indivíduo pode ser um hacker em astronomia, pôr exemplo. 7. Indivíduo que adora desafios intelectuais envolvendo sucesso criativo ou superação de limitações. 8. [depreciativo]: Indivíduo malicioso e intruso que tenta obter acesso a informações confidenciais através de espionagem. Daí os termos hacker de senha, hacker de rede.
É preferível ser chamado de hacker pelos outros a se intitular um hacker. Os hackers consideram-se uma elite (um privilégio baseado na habilidade), embora recebam com alegria os novos membros. Eles sentem, entretanto, uma certa satisfação egocêntrica em serem identificados como hackers (mas se você tentar ser um deles e não consegue, é considerado falso).
COMO TORNAR-SE UM HACKER
1º de tudo muito, muito CONHECIMENTO
Não existe nenhum livro ou material específico em como ser tornar um hacker. Não existe uma fórmula mágica e nem como se tornar um hacker do dia para a noite. Um hacker se faz após anos de muita leitura e estudo. Basicamente toda a informação que você necessita para se tornar um hacker já está disponível na rede, o que você tem que fazer é vasculhar e achar as informações. Está certo que isto não é uma tarefa muito fácil, mas quem disse que ser um hacker é fácil?
Qualquer um pode ser um hacker ou médico ou engenheiro ou etc. Desde que você se informe e estude.
Para você que algum dia pensa em ser um hacker aqui estão algumas dicas no que você deve concentrar seus esforços e começar a aprender:
• Conheça a fundo um sistema operacional como o Windows 95, Unix, Windows NT ou MacOS. Com ele é que você ira entender como quebrar a segurança ou então como funciona a segurança, no caso do Windows NT que possui certificado C2 de nível de segurança, é mais difícil, mas não impossível.
• Aprenda uma linguagem de programação como VisualBasic (específica para a plataforma Intel) ou C (para qualquer plataforma). Você escrevendo pequenos programinhas pode deixar um programa rodando em paralelo para descobrir a senha de acesso.
• Aprenda a usar o comando TELNET do Unix para se logar em máquinas remotamente e copiar aquele programa oculto que falta para você entrar no sistema ou então cadastrar um usuário fantasma para entrar no sistema.
• Aprenda como funcionam as redes e quais são os tipos de redes existente. Hoje em dia, a maioria dos computadores estão interligados e você conhecendo as arquiteturas e protocolos utilizados facilita bastante o acesso.
• Aprenda o protocolo TCP/IP, o protocolo que é usado hoje em dia na Internet. Isto se você quiser ser um hacker da net.
• Existem livros que explicam como os grandes hackers entraram nos sistemas fechados, desta forma você pode tirar algumas idéias em como abrir sistemas fechados. Para se ter uma idéia o primeiro livro que li sobre este assunto foi Crime pôr Computador de Donn B. Parker de 1977, isto mesmo 1977. Para se ter uma idéia, um chefe de contabilidade de uma pequena firma desviou um milhão de dólares, usando um computador para planejar e realizar o seu desfalque, ou então, um jovem ladrão conseguiu acesso ao computador de uma companhia telefônica e em dois anos roubou cerca de um milhão de dólares em equipamentos. Foi preso porque um de seus empregados o denunciou. Depois de passar 40 dias na cadeia, voltou a trabalhar - desta vez, como consultor de segurança de computadores. Hoje em dia, a história mais conhecida foi a prisão do hacker Kevin Mitnick em 25 de fevereiro de 1995. Este hacker capturado pelo FBI com auxílio do especialista em segurança de computadores Tsutomu Shimomura (um ex-hacker). Esta história já rendeu dois livros, um deles o Contra-Ataque foi escrito pôr Tsutomu Shimomura e John Markoff, um experiente jornalista especializado em tecnologia e o outro livro o Jogo do Fugitivo de Jonathan Littman que é um jornalista bem relacionado no submundo da rede. Qualquer um desses livros atrai com certeza a curiosidade sobre histórias verídicas e temos a sensação de estar no limiar entre a ficção científica e a realidade.
PERFIL TÍPICO DE UM HACKER
Este profile reflete os comentários detalhados de uma "pesquisa" feita com mais de uma centena de correspondentes de USENET.
Hackers usualmente não imitam uns aos outros. Pôr uma razão qualquer, o modo de agir acaba ficando idêntico, como se todos fossem geneticamente iguais ou criados num mesmo ambiente.
APARÊNCIA GERAL
Inteligente. Escrutinado. Intenso. Abstraído. Surpreendentemente para uma profissão que é sedentária, a maioria dos hackers tende a ser magros ambos os extremos são mais comuns que em qualquer outro lugar. Bronzeados são raros.
FORMA DE SE VESTIR
Casual, vagamente pós-hippie; camiseta, jeans, tênis, sandálias ou pés descalços. Cabelo comprido, barbas e bigodes são comuns. Alta incidência de camisetas com "slogans"(tipo vá ao teatro mas não me chame, etc.).
Uma minoria substancia prefere roupas de "camping" --- coturnos, jaquetas militares e etc.
Hackers se vestem para conforto, funcionalidade e problemas mínimos de manutenção ao invés de aparência (alguns levam isso a serio e negligenciam higiene pessoal). Eles tem um índice de tolerância baixo a jaquetas e outras roupas de "negócios"; é até comun. eles largarem um emprego ao invés de se conformar com uma roupa formal.
Hackers do sexo feminino tendem a nunca usar maquiagem visível. A maioria não usa.
HÁBITOS DE LEITURA
Usualmente com grandes quantidades de ciência e ficção cientifica. Qualquer coisa como 'American Scientific', 'Super Interessante', etc.. Hackers normalmente tem uma capacidade de leitura de coisas tão diferentes que impressiona gente de vários gêneros. Tem porem a tendência a não comentar muito isso. Muitos hackers gastam lendo o que outros gastam assistindo TV e sempre mantém estantes e estantes de livros selecionados em casa.
Outros interesses
Alguns hobbies são bastante partilhados e reconhecidos como tendo a ver com cultura: ficção cientifica, musica, medievalismo (na forma ativa praticada pôr Grupos que se isolam da sociedade e organizações similares) xadrez, go, gamão, jogos de guerra e jogos intelectuais de todos os tipos. (RPG eram muito difundidos ate' virarem cultura popular e explorados pela massa). Radio Amadorismo. Alguns até são lingüistas ou fazem teatro.
EDUCAÇÃO
Quase todos os hackers acima da adolescência são portadores de diploma ou educados até um nível equivalente. O hacker que aprendeu sozinho é sempre considerado ( pelo menos para os outros hackers) como mais motivado, e pode ser mais respeitado que o seu equivalente com o canudo. As áreas incluem (além da obvia ciência de computação e engenharia elétrica) física, matemática, lingüística e filosofia.
Como criar as suas senhas, para que ninguém descubra com facilidade
Uma senha fácil de se deduzir é a causa mais comum dos problemas de segurança. Se você não souber como trocar a sua senha, coloque essa tarefa como item número 1 da sua lista de coisas a aprender. Você nunca deve criar senhas tomando pôr base o seu próprio nome - mesmo que seja o seu nome de trás para frente. A senha não pode também ser fácil de se adivinhar, como o nome do marido ou mulher, do namorado ou namorada, do seu cão, a placa do carro, a rua onde mora, a data do nascimento - ou outra informação conhecida. Os hackers costumam usar os programas e dicionários on-line para adivinhar expressões como dedicação.
Como podem ser as senhas então? Não há pistas, certo? Pois bem, seja criativo. Pegue a sua frase preferida, como Até que a morte nos separe, querida e utilize a primeira letra de cada palavra aqamnsq. Dessa forma, a senha não é propriamente uma palavra, mas é fácil; de lembrar e difícil de adivinhar. Você pode também combinar palavras com números, o que é bem aconselhável. Mas nunca crie uma senha somente com números, é muito mais fácil de adivinhar.
As Pessoas podem ler meus e-mails?
Se elas podem lê-la? Sim, podem. Agora, isso não significa que há sempre alguém lendo a sua correspondência. Com milhões de pessoas na Internet, as novas mensagens individuais se perdem na multidão. Mas como você sabe, quando uma mensagem parte do seu sistema, ela pode chegar a um outro computador localizado a centenas e até milhares de quilômetros de distância, e você não tem como saber quem tem acesso a ela. Mesmo que ninguém leia a sua correspondência enquanto esta estiver em trânsito, o destinatário poderá encaminhá-la a quem bem desejar.
Mas nem tudo está perdido - existem maneiras de tornar o seu e-mail mais seguro. Uma delas consiste em criptografar a sua mensagem antes de enviá-la. Criptografar significa simplesmente transformá-la em uma seqüência de códigos que só podem ser decifrados com a chave apropriada. Ao ser recebida, a mensagem deverá ser descriptografada no equipamento destinatário. Enviar mensagens pelo Netscape 2.02 e Internet Explorer 2 é relativamente seguro.
Como se Tornar um Hacker
Por que esse documento?Como editor do Jargon File, freqüentemente recebo pedidos por email de entusiasmados iniciantes, perguntando (de fato) "como eu posso aprender a ser um grande hacker?". Estranhamente, parece que não existem FAQs ou documentos na Web que se refiram a essa importante questão, então aqui está o meu.
O que é um hacker?
O Jargon File contém um monte de definições do termo "hacker", a maioria deles tendo a ver com aptidão técnica e um prazer em resolver problemas e superar limites. Se você quer saber como se tornar um hacker, entretanto, apenas duas são realmente relevantes.
Existe uma comunidade, uma cultura compartilhada, de programadores experts e gurus de rede cuja história remonta a decadas atrás, desde os primeiros minicomputadores de tempo compartilhado e os primeiros experimentos na ARPAnet. Os membros dessa cultura deram origem ao termo "hacker". Hackers construíram a Internet. Hackers fizeram do sistema operacional Unix o que ele é hoje. Hackers mantém a Usenet. Hackers fazem a World Wide Web funcionar. Se você é parte desta cultura, se você contribuiu a ela e outras pessoas o chamam de hacker, você é um hacker.
A mentalidade hacker não é confinada a esta cultura do hacker-de-software. Há pessoas que aplicam a atitude hacker em outras coisas, como eletrônica ou música -- na verdade, você pode encontrá-la nos níveis mais altos de qualquer ciência ou arte. Hackers de software reconhecem esses espíritos aparentados de outros lugares e podem chamá-los de "hackers" também -- e alguns alegam que a natureza hacker é realmente independente da mídia particular em que o hacker trabalha. Mas no restante deste documento, nos concentraremos nas habilidades e dos hackers de software, e nas tradições da cultura compartilhada que deu origem ao termo `hacker'.
Existe outro grupo de pessoas que se dizem hackers, mas não são. São pessoas (adolescentes do sexo masculino, na maioria) que se divertem invadindo computadores e fraudando o sistema telefônico. Hackers de verdade chamam essas pessoas de "crackers", e não tem nada a ver com eles. Hackers de verdade consideram os crackers preguiçosos, irresponsáveis, e não muito espertos, e alegam que ser capaz de quebrar sistemas de segurança torna alguém hacker tanto quanto fazer ligação direta em carros torna alguém um engenheiro automobilístico. Infelizmente, muitos jornalistas e escritores foram levados a usar, errôneamente, a palavra "hacker" para descrever crackers; isso é muito irritante para os hackers de verdade.
A diferença básica é esta: hackers constróem coisas, crackes as destróem.
Se você quer ser um hacker, continue lendo. Se você quer ser um cracker, vá ler o newsgroup alt.2600 e se prepare para se dar mal depois de descobrir que você não é tão esperto quanto pensa. E isso é tudo que eu digo sobre crackers.
A Atitude Hacker
Hackers resolvem problemas e constróem coisas, e acreditam na liberdade e na ajuda mútua voluntária. Para ser aceito como um hacker, você tem que se comportar de acordo com essa atitude. E para se comportar de acordo com essa atitude, você tem que realmente acreditar nessa atitude.
Mas se você acha que cultivar a atitude hacker é somente um meio para ganhar aceitação na cultura, está enganado. Tornar-se o tipo de pessoa que acredita nessas coisas é importante para você -- para ajudá-lo a aprender e manter-se motivado. Assim como em todas as artes criativas, o modo mais efetivo para se tornar um mestre é imitar a mentalidade dos mestres -- não só intelectualmente como emocionalmente também.
Então, se você quer ser um hacker, repita as seguinte coisas até que você acredite nelas:
1. O mundo está repleto de problemas fascinantes esperando para serem resolvidos.
Ser hacker é muito divertido, mas é um tipo de diversão que necessita de muito esforço. Para haver esforço é necessário motivação. Atletas de sucesso retiram sua motivação de uma espécie de prazer físico em trabalhar seus corpos, em tentar ultrapassar seus próprios limites físicos. Analogamente, para ser um hacker você precisa ter uma emoção básica em resolver problemas, afiar suas habilidades e exercitar sua inteligência. Se você não é o tipo de pessoa que se sente assim naturalmente, você precisará se tornar uma para ser um hacker. Senão, você verá sua energia para "hackear" sendo esvaída por distrações como sexo, dinheiro e aprovação social.
(Você também tem que desenvolver uma espécie de fé na sua própria capacidade de aprendizado -- crer que, mesmo que você não saiba tudo o que precisa para resolver um problema, se souber uma parte e aprender a partir disso, conseguirá aprender o suficiente para resolver a próxima parte -- e assim por diante, até que você termine.)
2. Não se deve resolver o mesmo problema duas vezes.
Mentes criativas são um recurso valioso e limitado. Não devem ser desperdiçadas reinventando a roda quando há tantos problemas novos e fascinantes por aí.
Para se comportar como um hacker, você tem que acreditar que o tempo de pensamento dos outros hackers é precioso -- tanto que é quase um dever moral compartilhar informação, resolver problemas e depois dar as soluções, para que outros hackers possam resolver novos problemas ao invés de ter que se preocupar com os antigos indefinidamente. (Você não tem que acreditar que é obrigado a dar toda a sua produção criativa, ainda que hackers que o fazem sejam os mais respeitados pelos outros hackers. Não é inconsistente com os valores do hacker vender o suficiente da sua produção para mantê-lo alimentado e pagar o aluguel e computadores. Não é inconsistente usar suas habilidades de hacker para sustentar a família ou mesmo ficar rico, contanto que você não esqueça que é um hacker.)
3. Tédio e trabalho repetitivo são nocivos.
Hackers (e pessoas criativas em geral) não podem ficar entediadas ou ter que fazer trabalho repetitivo, porque quando isso acontece significa que eles não estão fazendo o que apenas eles podem fazer -- resolver novos problemas. Esse desperdício prejudica a todos. Portanto, tédio e trabalho repetitivo não são apenas desagradáveis, mas nocivos também.
Para se comportar como um hacker, você tem que acreditar nisso de modo a automatizar as partes chatas tanto quanto possível, não apenas para você como para as outras pessoas (principalmente outros hackers).
(Há uma exceção aparente a isso. Às vezes, hackers fazem coisas que podem parecer repetitivas ou tediosas para um observador, como um exercício de "limpeza mental", ou para adquirir uma habilidade ou ter uma espécie particular de experiência que não seria possível de outro modo. Mas isso é por opção -- ninguém que consiga pensar deve ser forçado ao tédio.
4. Liberdade é uma coisa boa.
Hacker são naturalmente anti-autoritários. Qualquer pessoa que lhe dê ordens pode impedi-lo de resolver qualquer que seja o problema pelo qual você está fascinado -- e, dado o modo em que a mente autoritária funciona, geralmente arranjará alguma desculpa espantosamente idiota isso. Então, a atitude autoritária deve ser combatida onde quer que você a encontre, para que não sufoque a você e a outros hackers.
(Isso não é a mesma coisa que combater toda e qualquer autoridade. Crianças precisam ser orientadas, e criminosos, detidos. Um hacker pode aceitar alguns tipos de autoridade a fim de obter algo que ele quer mais que o tempo que ele gasta seguindo ordens. Mas isso é uma barganha restrita e consciente; não é o tipo de sujeição pessoal que os autoritários querem.)
Pessoas autoritárias prosperam na censura e no segredo. E desconfiam de cooperação voluntária e compartilhamento de informação -- só gostam de "cooperação" que eles possam controlar. Então, para se comportar como um hacker, você tem que desenvolver uma hostilidade instintiva à censura, ao segredo, e ao uso da força ou mentira para compelir adultos responsáveis. E você tem que estar disposto a agir de acordo com esta crença.
5. Atitude não substitui competência.
Para ser um hacker, você tem que desenvolver algumas dessas atitudes. Mas apenas ter uma atitude não fará de você um hacker, assim como não o fará um atleta campeão ou uma estrela de rock. Para se tornar um hacker é necessário inteligência, prática, dedicação, e trabalho duro.
Portanto, você tem que aprender a desconfiar de atitude e respeitar todo tipo de competência. Hackers não deixam posers gastar seu tempo, mas eles idolatram competência -- especialmente competência em "hackear", mas competência em qualquer coisa é boa. A competência em habilidades que poucos conseguem dominar é especialmente boa, e competência em habilidades que involvem agudeza mental, perícia e concentração é a melhor.
Se você reverenciar competência, gostará de desenvolvê-la em si mesmo -- o trabalho duro e dedicação se tornará uma espécie de um intenso jogo, ao invés de trabalho repetitivo. E isso é vital para se tornar um hacker.
Habilidades básicas do hacker
A atitude hacker é vital, mas habilidades são ainda mais vitais. Atitude não substitui competência, e há uma certo conjunto de habilidades que você precisa ter antes que um hacker sonhe em lhe chamar de um.
Esse conjunto muda lentamente com o tempo, de acordo com a criação de novas habilidades. Por exemplo, costumava incluir programação em linguagem de máquina, e até recentemente não incluía HTML. Mas agora é certo que inclui o seguinte:
1. Aprenda a programar.
Essa é, claro, a habilidade básica do hacker. Em 1997, a linguagem que você absolutamente precisa aprender é C (apesar de não ser a que você deve aprender primeiro). Mas você não é um hacker e nem mesmo um programador se você souber apenas uma linguagem -- você tem que aprender a pensar sobre problemas de programação de um modo geral, independentemente de qualquer linguagem. Para ser um hacker de verdade, você precisa ter chegado ao ponto de conseguir aprender uma nova linguagem em questão de dias, relacionando o que está no manual ao que você já sabe. Isso significa que você deve aprender várias linguagens bem diferentes.
Além de C, você também deve aprender pelo menos LISP e Perl (e Java está tentando pegar um lugar nessa lista). Além de serem as linguagens mais importantes para hackear, cada uma delas representa abordagens à programaçaão bem diferentes, e todas o educarão em pontos importantes.
Eu nao posso lhe dar instruções completas sobre como aprender a programar aqui -- é uma habilidade complexa. Mas eu posso lhe dizer que livros e cursos também não servirão (muitos, talvez a maioria dos melhores hacker são auto-didatas). O que servirá é (a) ler código e (b) escrever código.
Aprender a programar é como aprender a escrever bem em linguagem natural. A melhor maneira é ler um pouco dos mestres da forma, escrever algumas coisas, ler mais um monte, escrever mais um monte, ler mais um monte, escrever... e repetir até que seu estilo comece a desenvolver o tipo de força e economia que você vê em seus modelos.
Achar bom código para ler costumava ser difícil, porque havia poucos programas grandes disponíveis em código-fonte para que hackers novatos pudessem ler e mexer. Essa situação mudou dramaticamente; open-source software (software com código-fonte aberto), ferramentas de programação, e sistemas operacionais (todos feitos por hackers) estão amplamente disponíveis atualmente.
2. Pegue um dos Unixes livres e aprenda a mexer.
Estou assumindo que você tem um computador pessoal ou tem acesso a um (essas crianças de hoje em dia tem tão facilmente :-)). O passo mais importante que um novato deve dar para adquirir habilidades de hacker é pegar uma cópia do Linux ou de um dos BSD-Unixes, o instalar em um PC, e rodá-lo.
Sim, há outros sistemas operacionais no mundo além do Unix. Porém, eles são distribuídos em forma binária -- você não consegue ler o código, e você não consegue modificá-lo. Tentar aprender a "hackear" em DOS, Windows ou MacOS é como tentar aprender a dançar com o corpo engessado.
Além disso, Unix é o sistema operacional da Internet. Embora você possa aprender a usar a Internet sem conhecer Unix, você não pode ser um hacker sem entendê-lo. Por isso, a cultura hacker, atualmente, é fortemente centralizada no Unix. (Não foi sempre assim, e alguns hackers da velha guarda não gostam da situação atual, mas a simbiose entre o Unix e a Internet se tornou tão forte que até mesmo o músculo da Microsoft não parece ser capaz de ameacá-la seriamente.)
Então, pegue um Unix -- eu gosto do Linux, mas existem outros caminhos. Aprenda. Rode. Mexa. Acesse a Internet através dele. Leia o código. Modifique o código. Você terá ferramentas de programação (incluindo C, Lisp e Perl) melhores do qualquer sistema operacional da Microsoft pode sonhar em ter, você se divertirá, e irá absorver mais conhecimento do que perceber, até que você olhará para trás como um mestre hacker.
Para aprender mais sobre Unix, veja The Loginataka.
Para pegar o Linux, veja Where To Get Linux.
3. Aprenda a usar a World Wide Web e escrever em HTML.
A maioria das coisas que a cultura hacker tem construído funciona "invisivelmente", ajudando no funcionamento de fábricas, escritórios e universidades sem nenhum óbvio na vida dos não-hackers. A Web é a grande exceção, o enorme e brilhante brinquedo dos hackers que até mesmo políticos admitem que está mudando o mundo. Por esse motivo (e vários outros também) você precisa a aprender como trabalhar na Web.
Isso não significa apenas aprender a mexer em um browser (qualquer um faz isso), mas aprender a programar em HTML, a linguagem de markup da Web. Se você não sabe programar, escrever em HTML lhe ensinará alguns hábitos mentais que o ajudarão. Então faça uma home page.
Mas apenas ter uma home page não chega nem perto de torná-lo um hacker. A Web está repleta de home pages. A maioria delas é inútil, porcaria sem conteúdo -- porcaria muito bem apresentada, note bem, mas porcaria mesmo assim (mais sobre esse assunto em The HTML Hell Page).
Para valer a pena, sua página deve ter conteúdo -- deve ser interessante e/ou útil para outros hackers. E isso nos leva ao próximo assunto...
Status na Cultura Hacker
Como a maioria das culturas sem economia monetária, a do hacker se baseia em reputação. Você está tentando resolver problemas interessantes, mas quão interessantes eles são, e se suas soluções são realmente boas, é algo que somente seus iguais ou superiores tecnicamente são normalmente capazes de julgar.
Conseqüentemente, quando você joga o jogo do hacker, você aprende a marcar pontos principalmente pelo que outros hackers pensam da sua habilidade (por isso você não é hacker até que outros hackers lhe chamem assim). Esse fato é obscurecido pela imagem solitária que se faz do trabalho do hacker; e também por um tabu hacker-cultural que é contra admitir que o ego ou a aprovação externa estão envolvidas na motivação de alguém.
Especificamente, a cultura hacker é o que os antropologistas chamam de cultura de doação. Você ganha status e reputação não por dominar outras pessoas, nem por ser bonito, nem por ter coisas que as pessoas querem, mas sim por doar coisas. Especificamente, por doar seu tempo, sua criatividade, e os resultados de sua habilidade.
Há basicamente cinco tipos de coisas que você pode fazer para ser respeitado por hackers:
1. Escrever open-source software.
O primeiro (o mais central e mais tradicional) é escrever programas que outros hackers achem divertidos ou úteis, e dar o código-fonte para que toda a cultura hacker use.
(Nós costumávamos chamar isto de "free software", mas isso confundia muitas pessoas que não sabiam ao certo o significado de "free". Agora, muitos de nós preferem o termo "open-source" software).
[nota do tradutor: "free" significa tanto "livre" como "gratuito", daí a confusão. O significado que se pretende é "livre".] Os "semi-deuses" mais venerados da cultura hacker são pessoas que escreveram programas grandes, competentes, que encontraram uma grande demanda e os distribuíram para que todos pudessem usar.
2. Ajude a testar e depurar open-source software
Também estão servindo os que depuram open-source software. Neste mundo imperfeito, inevitavelmente passamos a maior parte do tempo de desenvolvimento na fase de depuração. Por isso, qualquer autor de open-source software que pense lhe dirá que bons beta-testers (que saibam descrever sintomas claramente, localizar problemas, tolerar bugs em um lançamento apressado, e estejam dispostos a aplicar algumas rotinas de diagnóstico) valem seu peso em ouro. Até mesmo um desses beta-testers pode fazer a diferença entre uma fase de depuração virar um longo e cansativo pesadelo, ou ser apenas um aborrecimento saudável. Se você é um novato, tente achar um programa sob desenvolvimento em que você esteja interessado e seja um bom beta-tester. Há um progressão natural de ajudar a testar programas para ajudar a depurar e depois ajudar a modificá-los. Você aprenderá muito assim, e criará um bom karma com pessoas que lhe ajudarão depois.
3. Publique informação útil.
Outra boa coisa a se fazer é coletar e filtrar informações úteis e interessantes em páginas da Web ou documentos como FAQs ("Frequently Asked Questions lists", ou listas de perguntas freqüentes), e torne-os disponíveis ao público.
Mantenedores de grandes FAQs técnicos são quase tão respeitados quanto autores de open-source software.
4. Ajude a manter a infra-estrutura funcionando.
A cultura hacker (e o desenvolvimento da Internet, quanto a isso) é mantida por voluntários. Existe muito trabalho sem glamour que precisa ser feito para mantê-la viva -- administrar listas de email, moderar grupos de discussão, manter grandes sites que armazenam software, desenvolver RFCs e outros padrões técnicos.
Pessoas que fazem bem esse tipo de coisa são muito respeitadas, porque todo mundo sabe que esses serviços tomam muito tempo e não são tão divertidos como mexer em código. Fazê-los mostra dedicação.
5. Sirva a cultura hacker em si.
Finalmente, você pode servir e propagar a cultura em si (por exemplo, escrevendo um apurado manual sobre como se tornar um hacker :-)). Você só terá condição de fazer isso depois de ter estado por aí por um certo tempo, e ter se tornado conhecido por uma das primeiras quatro coisas.
A cultura hacker não têm líderes, mas têm seus heróis culturais, "chefes tribais", historiadores e porta-vozes. Depois de ter passado tempo suficiente nas trincheiras, você pode ser tornar um desses. Cuidado: hackers desconfiam de egos espalhafatosos em seus "chefes tribais", então procurar visivelmente por esse tipo de fama é perigoso. Ao invés de se esforçar pela fama, você tem que de certo modo se posicionar de modo que ela "caia" em você, e então ser modesto e cortês sobre seu status.
A Conexão Hacker/Nerd
Contrariamente ao mito popular, você não tem que ser um nerd para ser um hacker. Ajuda, entretanto, e muitos hackers são de fato nerds. Ser um proscrito social o ajuda a se manter concentrado nas coisas realmente importantes, como pensar e "hackear".
Por isso, muitos hackers adotaram o rótulo "nerd", e até mesmo usam o termo (mais duro) "geek" como um símbolo de orgulho -- é um modo de declarar sua independência de expectativas sociais normais. Veja The Geek Page para discussão extensiva.
Se você consegue se concentrar o suficiente em hackear para ser bom nisso, e ainda ter uma vida, está ótimo. Isso é bem mais fácil hoje do que quando era um novato nos anos 70; atualmente a cultura mainstream é muito mais receptiva a tecno-nerds. Há até mesmo um número crescente de pessoas que percebem que hackers são, freqüentemente, amantes e cônjuges de alta qualidade. Girl's Guide to Geek Guys.
Se hackear o atrai porque você não vive, tudo bem -- pelo menos você não terá problemas para se concentrar. Talvez você consiga uma vida normal depois.
Pontos Sobre Estilo
Para ser um hacker, você tem que entrar na mentalidade hacker. Há algumas coisas que você pode fazer quando não estiver na frente de um computador e que podem ajudar. Não substituem o ato de hackear (nada substitui isso), mas muitos hackers as fazem, e sentem que elas estão ligadas de uma maneira básica com a essência do hacking.
* Leia ficção científica. Freqüente convenções de ficção científica (uma boa maneira de encontrar hackers e proto-hackers).
* Stude o Zen, e/ou faça artes marciais. (A disciplina mental parece similar em pontos importantes).
* Desenvolva um ouvido analítico para música. Aprenda a apreciar tipos peculiares de música. Aprenda a tocar bem algum instrumento musical, ou a cantar.
* Desenvolva sua apreciação de trocadilhos e jogo de palavras.
* Aprenda a escrever bem em sua língua nativa. (Um número surpreendente de hackers, incluindo todos os melhores que eu conheço, são bons escritores.)
Quanto mais dessas coisas você já fizer, mais provável que você tenha naturalmente um material hacker. Por que essas coisas em particular não é completamente claro, mas elas são ligadas com uma mistura de habilidades dos lados esquerdo e direito do cérebro que parece ser muito importante (hackers precisam ser capazes de tanto raciocinar logicamente quanto pôr de lado, de uma hora para outra, a lógica aparente do problema).
Finalmente, algumas coisas a não serem feitas.
* Não use um nome de usuário ou pseudônimo bobo e grandioso.
* Não entre em flame wars ("guerrinhas") na Usenet (ou em qualquer outro lugar).
* Não se auto-intitule um "cyberpunk", e não perca seu tempo com alguém que o faça.
* Não poste ou escreve email cheio de erros de ortografia e gramática.
A única reputação que você conseguirá fazendo alguma dessas coisas é a de um twit [um chato, geralmente filtrado nos grupos de discussão]. Hackers tem boa memória -- pode levar anos antes que você se reabilite o suficiente para ser aceito.
Outros Recursos
O Loginataka tem algumas coisas a dizer sobre o treinamento e a atitude adequados a um hacker de Unix.
Eu também escrevi A Brief History Of Hackerdom.
Peter Seebach mantém um excelente Hacker FAQ para gerentes que não sabem como lidar com hackers.
Eu escrevi um documento, The Cathedral and the Bazaar ("A Catedral e o Bazar"), que explica muito sobre como o Linux e as culturas de open-source software funcionam.
Perguntas Freqüentes
Q: Você me ensina como "hackear"?
Desde que publiquei essa página, recebi vários pedidos por semana de pessoas querendo que eu "ensinasse tudo sobre hacking". Infelizmente, eu não tenho tempo nem energia para isso; meus próprios projetos hackers tomam 110% do meu tempo.
Mesmo se eu fizesse, hacking é uma atitude e uma habilidade na qual você tem que basicamente ser auto-didata. Você verá que, embora hackers de verdade queiram lhe ajudar, eles não o respeitarão se você pedir "mastigado" tudo que eles sabem.
Aprenda algumas coisas primeiro. Mostre que você está tentando, que você é capaz de aprender sozinho. Depois faça perguntas aos hackers que encontrar.
Q: Onde eu posso encontrar hackers de verdade para conversar?
Bem, não no IRC, com certeza -- lá só existem flamers e crackers. A melhor maneira é encontrar um grupo de usuários local de Unix ou Linux, e freqüentar as reuniões (você pode encontrar links para várias listas de grupos de usuários na página da LDP em Sunsite).
Q: Que linguagem devo aprender primeiro?
HTML, se você ainda não souber. Existe um monte de livros sobre HTML lustrosos, modistas e ruins por aí e, infelizmente, pouquíssimos bons. O livro de que mais gosto é HTML: The Definitive Guide.
Quando você estiver pronto pra começar a programar, eu recomendaria começar com Perl ou Python. C é realmente importante, mas muito mais difícil.
Q: Mas o open-source software não deixará os programadores incapazes de ganhar a vida?
Parece improvável -- até agora, a indústria de open-source software parece estar criando empregos ao invés de tirá-los. Se ter escrito um programa é ganho econômico em relação a não tê-lo escrito, um programador será pago independentemente de o programa ser livre depois de feito. E, independentemente de quanto open-source software é feito, sempre parece haver mais demanda por aplicações novas e personalizadas.
Q: Como eu começo? Onde posso pegar um Unix livre?
Em outro lugar da página eu incluí ponteiros onde pegar o Linux. Para ser um hacker você precisa de motivação, iniciativa e capacidade de se educar. Comece agora...
O que é um hacker?
O Jargon File contém um monte de definições do termo "hacker", a maioria deles tendo a ver com aptidão técnica e um prazer em resolver problemas e superar limites. Se você quer saber como se tornar um hacker, entretanto, apenas duas são realmente relevantes.
Existe uma comunidade, uma cultura compartilhada, de programadores experts e gurus de rede cuja história remonta a decadas atrás, desde os primeiros minicomputadores de tempo compartilhado e os primeiros experimentos na ARPAnet. Os membros dessa cultura deram origem ao termo "hacker". Hackers construíram a Internet. Hackers fizeram do sistema operacional Unix o que ele é hoje. Hackers mantém a Usenet. Hackers fazem a World Wide Web funcionar. Se você é parte desta cultura, se você contribuiu a ela e outras pessoas o chamam de hacker, você é um hacker.
A mentalidade hacker não é confinada a esta cultura do hacker-de-software. Há pessoas que aplicam a atitude hacker em outras coisas, como eletrônica ou música -- na verdade, você pode encontrá-la nos níveis mais altos de qualquer ciência ou arte. Hackers de software reconhecem esses espíritos aparentados de outros lugares e podem chamá-los de "hackers" também -- e alguns alegam que a natureza hacker é realmente independente da mídia particular em que o hacker trabalha. Mas no restante deste documento, nos concentraremos nas habilidades e dos hackers de software, e nas tradições da cultura compartilhada que deu origem ao termo `hacker'.
Existe outro grupo de pessoas que se dizem hackers, mas não são. São pessoas (adolescentes do sexo masculino, na maioria) que se divertem invadindo computadores e fraudando o sistema telefônico. Hackers de verdade chamam essas pessoas de "crackers", e não tem nada a ver com eles. Hackers de verdade consideram os crackers preguiçosos, irresponsáveis, e não muito espertos, e alegam que ser capaz de quebrar sistemas de segurança torna alguém hacker tanto quanto fazer ligação direta em carros torna alguém um engenheiro automobilístico. Infelizmente, muitos jornalistas e escritores foram levados a usar, errôneamente, a palavra "hacker" para descrever crackers; isso é muito irritante para os hackers de verdade.
A diferença básica é esta: hackers constróem coisas, crackes as destróem.
Se você quer ser um hacker, continue lendo. Se você quer ser um cracker, vá ler o newsgroup alt.2600 e se prepare para se dar mal depois de descobrir que você não é tão esperto quanto pensa. E isso é tudo que eu digo sobre crackers.
A Atitude Hacker
Hackers resolvem problemas e constróem coisas, e acreditam na liberdade e na ajuda mútua voluntária. Para ser aceito como um hacker, você tem que se comportar de acordo com essa atitude. E para se comportar de acordo com essa atitude, você tem que realmente acreditar nessa atitude.
Mas se você acha que cultivar a atitude hacker é somente um meio para ganhar aceitação na cultura, está enganado. Tornar-se o tipo de pessoa que acredita nessas coisas é importante para você -- para ajudá-lo a aprender e manter-se motivado. Assim como em todas as artes criativas, o modo mais efetivo para se tornar um mestre é imitar a mentalidade dos mestres -- não só intelectualmente como emocionalmente também.
Então, se você quer ser um hacker, repita as seguinte coisas até que você acredite nelas:
1. O mundo está repleto de problemas fascinantes esperando para serem resolvidos.
Ser hacker é muito divertido, mas é um tipo de diversão que necessita de muito esforço. Para haver esforço é necessário motivação. Atletas de sucesso retiram sua motivação de uma espécie de prazer físico em trabalhar seus corpos, em tentar ultrapassar seus próprios limites físicos. Analogamente, para ser um hacker você precisa ter uma emoção básica em resolver problemas, afiar suas habilidades e exercitar sua inteligência. Se você não é o tipo de pessoa que se sente assim naturalmente, você precisará se tornar uma para ser um hacker. Senão, você verá sua energia para "hackear" sendo esvaída por distrações como sexo, dinheiro e aprovação social.
(Você também tem que desenvolver uma espécie de fé na sua própria capacidade de aprendizado -- crer que, mesmo que você não saiba tudo o que precisa para resolver um problema, se souber uma parte e aprender a partir disso, conseguirá aprender o suficiente para resolver a próxima parte -- e assim por diante, até que você termine.)
2. Não se deve resolver o mesmo problema duas vezes.
Mentes criativas são um recurso valioso e limitado. Não devem ser desperdiçadas reinventando a roda quando há tantos problemas novos e fascinantes por aí.
Para se comportar como um hacker, você tem que acreditar que o tempo de pensamento dos outros hackers é precioso -- tanto que é quase um dever moral compartilhar informação, resolver problemas e depois dar as soluções, para que outros hackers possam resolver novos problemas ao invés de ter que se preocupar com os antigos indefinidamente. (Você não tem que acreditar que é obrigado a dar toda a sua produção criativa, ainda que hackers que o fazem sejam os mais respeitados pelos outros hackers. Não é inconsistente com os valores do hacker vender o suficiente da sua produção para mantê-lo alimentado e pagar o aluguel e computadores. Não é inconsistente usar suas habilidades de hacker para sustentar a família ou mesmo ficar rico, contanto que você não esqueça que é um hacker.)
3. Tédio e trabalho repetitivo são nocivos.
Hackers (e pessoas criativas em geral) não podem ficar entediadas ou ter que fazer trabalho repetitivo, porque quando isso acontece significa que eles não estão fazendo o que apenas eles podem fazer -- resolver novos problemas. Esse desperdício prejudica a todos. Portanto, tédio e trabalho repetitivo não são apenas desagradáveis, mas nocivos também.
Para se comportar como um hacker, você tem que acreditar nisso de modo a automatizar as partes chatas tanto quanto possível, não apenas para você como para as outras pessoas (principalmente outros hackers).
(Há uma exceção aparente a isso. Às vezes, hackers fazem coisas que podem parecer repetitivas ou tediosas para um observador, como um exercício de "limpeza mental", ou para adquirir uma habilidade ou ter uma espécie particular de experiência que não seria possível de outro modo. Mas isso é por opção -- ninguém que consiga pensar deve ser forçado ao tédio.
4. Liberdade é uma coisa boa.
Hacker são naturalmente anti-autoritários. Qualquer pessoa que lhe dê ordens pode impedi-lo de resolver qualquer que seja o problema pelo qual você está fascinado -- e, dado o modo em que a mente autoritária funciona, geralmente arranjará alguma desculpa espantosamente idiota isso. Então, a atitude autoritária deve ser combatida onde quer que você a encontre, para que não sufoque a você e a outros hackers.
(Isso não é a mesma coisa que combater toda e qualquer autoridade. Crianças precisam ser orientadas, e criminosos, detidos. Um hacker pode aceitar alguns tipos de autoridade a fim de obter algo que ele quer mais que o tempo que ele gasta seguindo ordens. Mas isso é uma barganha restrita e consciente; não é o tipo de sujeição pessoal que os autoritários querem.)
Pessoas autoritárias prosperam na censura e no segredo. E desconfiam de cooperação voluntária e compartilhamento de informação -- só gostam de "cooperação" que eles possam controlar. Então, para se comportar como um hacker, você tem que desenvolver uma hostilidade instintiva à censura, ao segredo, e ao uso da força ou mentira para compelir adultos responsáveis. E você tem que estar disposto a agir de acordo com esta crença.
5. Atitude não substitui competência.
Para ser um hacker, você tem que desenvolver algumas dessas atitudes. Mas apenas ter uma atitude não fará de você um hacker, assim como não o fará um atleta campeão ou uma estrela de rock. Para se tornar um hacker é necessário inteligência, prática, dedicação, e trabalho duro.
Portanto, você tem que aprender a desconfiar de atitude e respeitar todo tipo de competência. Hackers não deixam posers gastar seu tempo, mas eles idolatram competência -- especialmente competência em "hackear", mas competência em qualquer coisa é boa. A competência em habilidades que poucos conseguem dominar é especialmente boa, e competência em habilidades que involvem agudeza mental, perícia e concentração é a melhor.
Se você reverenciar competência, gostará de desenvolvê-la em si mesmo -- o trabalho duro e dedicação se tornará uma espécie de um intenso jogo, ao invés de trabalho repetitivo. E isso é vital para se tornar um hacker.
Habilidades básicas do hacker
A atitude hacker é vital, mas habilidades são ainda mais vitais. Atitude não substitui competência, e há uma certo conjunto de habilidades que você precisa ter antes que um hacker sonhe em lhe chamar de um.
Esse conjunto muda lentamente com o tempo, de acordo com a criação de novas habilidades. Por exemplo, costumava incluir programação em linguagem de máquina, e até recentemente não incluía HTML. Mas agora é certo que inclui o seguinte:
1. Aprenda a programar.
Essa é, claro, a habilidade básica do hacker. Em 1997, a linguagem que você absolutamente precisa aprender é C (apesar de não ser a que você deve aprender primeiro). Mas você não é um hacker e nem mesmo um programador se você souber apenas uma linguagem -- você tem que aprender a pensar sobre problemas de programação de um modo geral, independentemente de qualquer linguagem. Para ser um hacker de verdade, você precisa ter chegado ao ponto de conseguir aprender uma nova linguagem em questão de dias, relacionando o que está no manual ao que você já sabe. Isso significa que você deve aprender várias linguagens bem diferentes.
Além de C, você também deve aprender pelo menos LISP e Perl (e Java está tentando pegar um lugar nessa lista). Além de serem as linguagens mais importantes para hackear, cada uma delas representa abordagens à programaçaão bem diferentes, e todas o educarão em pontos importantes.
Eu nao posso lhe dar instruções completas sobre como aprender a programar aqui -- é uma habilidade complexa. Mas eu posso lhe dizer que livros e cursos também não servirão (muitos, talvez a maioria dos melhores hacker são auto-didatas). O que servirá é (a) ler código e (b) escrever código.
Aprender a programar é como aprender a escrever bem em linguagem natural. A melhor maneira é ler um pouco dos mestres da forma, escrever algumas coisas, ler mais um monte, escrever mais um monte, ler mais um monte, escrever... e repetir até que seu estilo comece a desenvolver o tipo de força e economia que você vê em seus modelos.
Achar bom código para ler costumava ser difícil, porque havia poucos programas grandes disponíveis em código-fonte para que hackers novatos pudessem ler e mexer. Essa situação mudou dramaticamente; open-source software (software com código-fonte aberto), ferramentas de programação, e sistemas operacionais (todos feitos por hackers) estão amplamente disponíveis atualmente.
2. Pegue um dos Unixes livres e aprenda a mexer.
Estou assumindo que você tem um computador pessoal ou tem acesso a um (essas crianças de hoje em dia tem tão facilmente :-)). O passo mais importante que um novato deve dar para adquirir habilidades de hacker é pegar uma cópia do Linux ou de um dos BSD-Unixes, o instalar em um PC, e rodá-lo.
Sim, há outros sistemas operacionais no mundo além do Unix. Porém, eles são distribuídos em forma binária -- você não consegue ler o código, e você não consegue modificá-lo. Tentar aprender a "hackear" em DOS, Windows ou MacOS é como tentar aprender a dançar com o corpo engessado.
Além disso, Unix é o sistema operacional da Internet. Embora você possa aprender a usar a Internet sem conhecer Unix, você não pode ser um hacker sem entendê-lo. Por isso, a cultura hacker, atualmente, é fortemente centralizada no Unix. (Não foi sempre assim, e alguns hackers da velha guarda não gostam da situação atual, mas a simbiose entre o Unix e a Internet se tornou tão forte que até mesmo o músculo da Microsoft não parece ser capaz de ameacá-la seriamente.)
Então, pegue um Unix -- eu gosto do Linux, mas existem outros caminhos. Aprenda. Rode. Mexa. Acesse a Internet através dele. Leia o código. Modifique o código. Você terá ferramentas de programação (incluindo C, Lisp e Perl) melhores do qualquer sistema operacional da Microsoft pode sonhar em ter, você se divertirá, e irá absorver mais conhecimento do que perceber, até que você olhará para trás como um mestre hacker.
Para aprender mais sobre Unix, veja The Loginataka.
Para pegar o Linux, veja Where To Get Linux.
3. Aprenda a usar a World Wide Web e escrever em HTML.
A maioria das coisas que a cultura hacker tem construído funciona "invisivelmente", ajudando no funcionamento de fábricas, escritórios e universidades sem nenhum óbvio na vida dos não-hackers. A Web é a grande exceção, o enorme e brilhante brinquedo dos hackers que até mesmo políticos admitem que está mudando o mundo. Por esse motivo (e vários outros também) você precisa a aprender como trabalhar na Web.
Isso não significa apenas aprender a mexer em um browser (qualquer um faz isso), mas aprender a programar em HTML, a linguagem de markup da Web. Se você não sabe programar, escrever em HTML lhe ensinará alguns hábitos mentais que o ajudarão. Então faça uma home page.
Mas apenas ter uma home page não chega nem perto de torná-lo um hacker. A Web está repleta de home pages. A maioria delas é inútil, porcaria sem conteúdo -- porcaria muito bem apresentada, note bem, mas porcaria mesmo assim (mais sobre esse assunto em The HTML Hell Page).
Para valer a pena, sua página deve ter conteúdo -- deve ser interessante e/ou útil para outros hackers. E isso nos leva ao próximo assunto...
Status na Cultura Hacker
Como a maioria das culturas sem economia monetária, a do hacker se baseia em reputação. Você está tentando resolver problemas interessantes, mas quão interessantes eles são, e se suas soluções são realmente boas, é algo que somente seus iguais ou superiores tecnicamente são normalmente capazes de julgar.
Conseqüentemente, quando você joga o jogo do hacker, você aprende a marcar pontos principalmente pelo que outros hackers pensam da sua habilidade (por isso você não é hacker até que outros hackers lhe chamem assim). Esse fato é obscurecido pela imagem solitária que se faz do trabalho do hacker; e também por um tabu hacker-cultural que é contra admitir que o ego ou a aprovação externa estão envolvidas na motivação de alguém.
Especificamente, a cultura hacker é o que os antropologistas chamam de cultura de doação. Você ganha status e reputação não por dominar outras pessoas, nem por ser bonito, nem por ter coisas que as pessoas querem, mas sim por doar coisas. Especificamente, por doar seu tempo, sua criatividade, e os resultados de sua habilidade.
Há basicamente cinco tipos de coisas que você pode fazer para ser respeitado por hackers:
1. Escrever open-source software.
O primeiro (o mais central e mais tradicional) é escrever programas que outros hackers achem divertidos ou úteis, e dar o código-fonte para que toda a cultura hacker use.
(Nós costumávamos chamar isto de "free software", mas isso confundia muitas pessoas que não sabiam ao certo o significado de "free". Agora, muitos de nós preferem o termo "open-source" software).
[nota do tradutor: "free" significa tanto "livre" como "gratuito", daí a confusão. O significado que se pretende é "livre".] Os "semi-deuses" mais venerados da cultura hacker são pessoas que escreveram programas grandes, competentes, que encontraram uma grande demanda e os distribuíram para que todos pudessem usar.
2. Ajude a testar e depurar open-source software
Também estão servindo os que depuram open-source software. Neste mundo imperfeito, inevitavelmente passamos a maior parte do tempo de desenvolvimento na fase de depuração. Por isso, qualquer autor de open-source software que pense lhe dirá que bons beta-testers (que saibam descrever sintomas claramente, localizar problemas, tolerar bugs em um lançamento apressado, e estejam dispostos a aplicar algumas rotinas de diagnóstico) valem seu peso em ouro. Até mesmo um desses beta-testers pode fazer a diferença entre uma fase de depuração virar um longo e cansativo pesadelo, ou ser apenas um aborrecimento saudável. Se você é um novato, tente achar um programa sob desenvolvimento em que você esteja interessado e seja um bom beta-tester. Há um progressão natural de ajudar a testar programas para ajudar a depurar e depois ajudar a modificá-los. Você aprenderá muito assim, e criará um bom karma com pessoas que lhe ajudarão depois.
3. Publique informação útil.
Outra boa coisa a se fazer é coletar e filtrar informações úteis e interessantes em páginas da Web ou documentos como FAQs ("Frequently Asked Questions lists", ou listas de perguntas freqüentes), e torne-os disponíveis ao público.
Mantenedores de grandes FAQs técnicos são quase tão respeitados quanto autores de open-source software.
4. Ajude a manter a infra-estrutura funcionando.
A cultura hacker (e o desenvolvimento da Internet, quanto a isso) é mantida por voluntários. Existe muito trabalho sem glamour que precisa ser feito para mantê-la viva -- administrar listas de email, moderar grupos de discussão, manter grandes sites que armazenam software, desenvolver RFCs e outros padrões técnicos.
Pessoas que fazem bem esse tipo de coisa são muito respeitadas, porque todo mundo sabe que esses serviços tomam muito tempo e não são tão divertidos como mexer em código. Fazê-los mostra dedicação.
5. Sirva a cultura hacker em si.
Finalmente, você pode servir e propagar a cultura em si (por exemplo, escrevendo um apurado manual sobre como se tornar um hacker :-)). Você só terá condição de fazer isso depois de ter estado por aí por um certo tempo, e ter se tornado conhecido por uma das primeiras quatro coisas.
A cultura hacker não têm líderes, mas têm seus heróis culturais, "chefes tribais", historiadores e porta-vozes. Depois de ter passado tempo suficiente nas trincheiras, você pode ser tornar um desses. Cuidado: hackers desconfiam de egos espalhafatosos em seus "chefes tribais", então procurar visivelmente por esse tipo de fama é perigoso. Ao invés de se esforçar pela fama, você tem que de certo modo se posicionar de modo que ela "caia" em você, e então ser modesto e cortês sobre seu status.
A Conexão Hacker/Nerd
Contrariamente ao mito popular, você não tem que ser um nerd para ser um hacker. Ajuda, entretanto, e muitos hackers são de fato nerds. Ser um proscrito social o ajuda a se manter concentrado nas coisas realmente importantes, como pensar e "hackear".
Por isso, muitos hackers adotaram o rótulo "nerd", e até mesmo usam o termo (mais duro) "geek" como um símbolo de orgulho -- é um modo de declarar sua independência de expectativas sociais normais. Veja The Geek Page para discussão extensiva.
Se você consegue se concentrar o suficiente em hackear para ser bom nisso, e ainda ter uma vida, está ótimo. Isso é bem mais fácil hoje do que quando era um novato nos anos 70; atualmente a cultura mainstream é muito mais receptiva a tecno-nerds. Há até mesmo um número crescente de pessoas que percebem que hackers são, freqüentemente, amantes e cônjuges de alta qualidade. Girl's Guide to Geek Guys.
Se hackear o atrai porque você não vive, tudo bem -- pelo menos você não terá problemas para se concentrar. Talvez você consiga uma vida normal depois.
Pontos Sobre Estilo
Para ser um hacker, você tem que entrar na mentalidade hacker. Há algumas coisas que você pode fazer quando não estiver na frente de um computador e que podem ajudar. Não substituem o ato de hackear (nada substitui isso), mas muitos hackers as fazem, e sentem que elas estão ligadas de uma maneira básica com a essência do hacking.
* Leia ficção científica. Freqüente convenções de ficção científica (uma boa maneira de encontrar hackers e proto-hackers).
* Stude o Zen, e/ou faça artes marciais. (A disciplina mental parece similar em pontos importantes).
* Desenvolva um ouvido analítico para música. Aprenda a apreciar tipos peculiares de música. Aprenda a tocar bem algum instrumento musical, ou a cantar.
* Desenvolva sua apreciação de trocadilhos e jogo de palavras.
* Aprenda a escrever bem em sua língua nativa. (Um número surpreendente de hackers, incluindo todos os melhores que eu conheço, são bons escritores.)
Quanto mais dessas coisas você já fizer, mais provável que você tenha naturalmente um material hacker. Por que essas coisas em particular não é completamente claro, mas elas são ligadas com uma mistura de habilidades dos lados esquerdo e direito do cérebro que parece ser muito importante (hackers precisam ser capazes de tanto raciocinar logicamente quanto pôr de lado, de uma hora para outra, a lógica aparente do problema).
Finalmente, algumas coisas a não serem feitas.
* Não use um nome de usuário ou pseudônimo bobo e grandioso.
* Não entre em flame wars ("guerrinhas") na Usenet (ou em qualquer outro lugar).
* Não se auto-intitule um "cyberpunk", e não perca seu tempo com alguém que o faça.
* Não poste ou escreve email cheio de erros de ortografia e gramática.
A única reputação que você conseguirá fazendo alguma dessas coisas é a de um twit [um chato, geralmente filtrado nos grupos de discussão]. Hackers tem boa memória -- pode levar anos antes que você se reabilite o suficiente para ser aceito.
Outros Recursos
O Loginataka tem algumas coisas a dizer sobre o treinamento e a atitude adequados a um hacker de Unix.
Eu também escrevi A Brief History Of Hackerdom.
Peter Seebach mantém um excelente Hacker FAQ para gerentes que não sabem como lidar com hackers.
Eu escrevi um documento, The Cathedral and the Bazaar ("A Catedral e o Bazar"), que explica muito sobre como o Linux e as culturas de open-source software funcionam.
Perguntas Freqüentes
Q: Você me ensina como "hackear"?
Desde que publiquei essa página, recebi vários pedidos por semana de pessoas querendo que eu "ensinasse tudo sobre hacking". Infelizmente, eu não tenho tempo nem energia para isso; meus próprios projetos hackers tomam 110% do meu tempo.
Mesmo se eu fizesse, hacking é uma atitude e uma habilidade na qual você tem que basicamente ser auto-didata. Você verá que, embora hackers de verdade queiram lhe ajudar, eles não o respeitarão se você pedir "mastigado" tudo que eles sabem.
Aprenda algumas coisas primeiro. Mostre que você está tentando, que você é capaz de aprender sozinho. Depois faça perguntas aos hackers que encontrar.
Q: Onde eu posso encontrar hackers de verdade para conversar?
Bem, não no IRC, com certeza -- lá só existem flamers e crackers. A melhor maneira é encontrar um grupo de usuários local de Unix ou Linux, e freqüentar as reuniões (você pode encontrar links para várias listas de grupos de usuários na página da LDP em Sunsite).
Q: Que linguagem devo aprender primeiro?
HTML, se você ainda não souber. Existe um monte de livros sobre HTML lustrosos, modistas e ruins por aí e, infelizmente, pouquíssimos bons. O livro de que mais gosto é HTML: The Definitive Guide.
Quando você estiver pronto pra começar a programar, eu recomendaria começar com Perl ou Python. C é realmente importante, mas muito mais difícil.
Q: Mas o open-source software não deixará os programadores incapazes de ganhar a vida?
Parece improvável -- até agora, a indústria de open-source software parece estar criando empregos ao invés de tirá-los. Se ter escrito um programa é ganho econômico em relação a não tê-lo escrito, um programador será pago independentemente de o programa ser livre depois de feito. E, independentemente de quanto open-source software é feito, sempre parece haver mais demanda por aplicações novas e personalizadas.
Q: Como eu começo? Onde posso pegar um Unix livre?
Em outro lugar da página eu incluí ponteiros onde pegar o Linux. Para ser um hacker você precisa de motivação, iniciativa e capacidade de se educar. Comece agora...
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