VIENA - O observatório da Agência Nuclear da ONU recomendou, nesta quinta-feira, que a Síria seja submetida ao Conselho de Segurança do órgão por violar os acordos de não-proliferação de armas, já que o país não declarou o projeto e a construção de um novo reator nuclear.
A decisão foi elaborada pelos EUA e mais 12 aliados. A maioria dos membros votantes da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) está de acordo. Rússia e China foram contra.
As ações da AIEA não estão ligadas ao apelo das nações europeias para que a Síria seja julgada pelo Conselho de Segurança por crimes contra manifestações por democracia na Síria. O grupo, cuja base fica em Nova Yorke, tem o poder de impor sanções, como no caso do programa nuclear do Irã, acusado de esconder projetos de armamentos.
A Síria, país aliado do Irã, nega estar escondendo um programa de construção de armas nucleares e diz que a AIEA deve prestar mais atenção em Israel por causa de boatos sobre um arsenal nuclear escondido no país.
0 comentários: sobre Agência nuclear da ONU pede que a Síria se submeta ao Conselho de Segurança Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/06/09/agencia-nuclear-da-onu-pede-que-siria-se-submeta-ao-conselho-de-seguranca-924647966.asp#ixzz1Uxh62bBa © 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.
Postar um comentário para Agência nuclear da ONU pede que a Síria se submeta ao Conselho de Segurança Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/06/09/agencia-nuclear-da-onu-pede-que-siria-se-submeta-ao-conselho-de-seguranca-924647966.asp#ixzz1Uxh62bBa © 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.