Total de visualizações de página

deixe um OI

Oito dicas de como ter mais visitas em seu blog

Venho matutando isso há algum tempo, pois é a chave para o sucesso de qualquer blog, principalmente os monetizados (acho que todos!). Aproveitando agora o mês de julho, com férias quase que coletivas, as pessoas passarão mais tempo em casa devido ao frio, mais tempo em frente ao computador e “pimba na gorduchinha!”, seu blog mais visitado e possível aumento na renda do mês. Bom, vamos ao que interessa.

1) Escreva para pessoas, não para o Google

Todos sabem que um bom SEO (search engine optimization/otimização do motor de busca) é crucial, mas não exagere. Googlebots não geram cliques em seus banners nem deixam comentários parabenizando pelo post. Tente conciliar bem as keywords (palavras-chave) em seus textos, não esquecendo que do outro lado do monitor há uma pessoa. Dê ênfase a estas, não àquelas.

2) Aprenda seu idioma

Ninguém é perfeito. Até mesmo grandes portais de notícias têm seus deslizes. Lei mais. Professores de universidades se queixam que seus alunos lêem pouco, perdendo rendimento nas aulas. Aquele jornal velho entulhado e amarelado é uma boa fonte para leitura, mesmo que seja de 10 anos atrás. Livros infanto-juvenis, filmes legendados, folders de anúncios. Tudo isto é fonte, alguns podem até virar rascunho… :D Ainda pode digitar seus textos em programas de edição, assim a maioria dos erros de português ficarão grafados para correção.

“Hm, já vi erros de português aqui no Juvenal…”.

Sim, eu sei, por isso sempre que posso reviso o conteúdo.

3) Saia de sua ilha

Visite outros blogs e faça ser visto. Procure os outros como amigos, não como concorrência. Participe de redes sociais como o BlogBlogs, Linkk, Digg, e tantos outros espalhados por aí. Troque informações, links, faça comentários construtivos e com objetivos, assim quem o ler verá que você sabe falar e tem conteúdo, o que te dará mais chances de ser visitado de um link vindo de um comentário em outro site. Não se esqueça que também pode divulgar off line, como em classificados, camisas, adesivos, boca-a-boca… Todas essas opções são ótimas campanhas de marketing.

4) Publique conteúdo de qualidade

Qualidade é uma palavra forte. Todos estão atrás dela, até mesmo o jornal publicado quinzenalmente em sua cidade. Poste algo decente, como tutoriais, auto-ajuda, faça você mesmo. Evite palavras de baixo calão e gírias (miguxês também fica de fora!). Copiar conteúdo? Xii… Se chegar a copiar, primeiramente peça permissão ao autor e coloque os devidos créditos a ele. O terreno de notícias é enorme, porque não se especializa?

5) Quais são seus objetivos ao blogar?

Você bloga por blogar e arrecadar ou para informar? Espero que seja para informar. A internet hoje é uma grande (se não a maior) fonte de informação que existe. Você pode contribuir, e muito, para ela. Isso nos remete ao tópico 1 e 4. Se você é de um nicho (ramo) específico (para blog, hotelaria, receitas, …) continue assim, melhorando cada vez mais.

6) Sem ideias?

Não adianta ficar em frente ao computador e falar que vai postar. Você simplesmente não vai. Não terá ideias novas, e caso tiver, com certeza não serão boas. Passeie um pouco, converse com amigos e familiares, principalmente os mais idosos. Estes estão cheios de histórias para contar, e a melhor parte, verá como eles ficarão felizes ao perceberem que está sendo atencioso com eles. Não se esqueça de levar um bloco de papel e uma caneta para anotá-las. Ideias vêm quando menos se espera.

7) O layout (tema) de seu site é atrativo?

“Poxa, olhe para o Juvenal! Já cansei de ver esse J gigante aí…”

Sim, eu também. E continuo com ele por ser um tema leve, pouco elegante e bem simples, atendendo minhas expectativas em relação a banner. Um pouco mais de 35% do meu tráfego mensal são de visitantes de conexão discada. Analise seu tráfego para a escolha de um bom tema, e modere nas propagandas para não ter uma poluição visual muito grande, e ganhar o apelido “tudo tag”.

Evite música temática, pois a grande parte das pessoas navega já ouvindo música. Tenha certeza, ela prefere fechar a aba de seu site do que abaixar ou pausar a música que ela gosta.

8 ) De quanto em quanto tempo você posta?

Procure postar com regularidade, assim seus visitantes saberão em que dia terá algo novo para ler. Eu vi minhas visitas despencarem de fevereiro a junho deste ano devido ao tempo que o trabalho e os estudo me tiraram. Alguns meses tiveram cerca de 3 ou 4 artigos, média extremamente baixa para quem postava quase que diariamente.

Passe a postar alternando os dias (dia sim, dia não). Isso fará com que tenha tempo para pesquisas e coleta de informação para novos artigos.

Bom, acho que tudo isso é fundamental. Sei que peco em algumas delas, mas nada com que o tempo e a experiência não consertem.

____EDIT____

Desculpe-me pela FOMIMPE, só consegui assistir a abertura.

0 comentários: sobre Oito dicas de como ter mais visitas em seu blog

Postar um comentário para Oito dicas de como ter mais visitas em seu blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...