Beba vinho tinto com a carne e vinho branco com o peixe, deite fora o leite quando a data de validade expirar, não coma se tiver febre… Devem os ditos populares ser levados a sério? Numa só palavra: Não. De seguida, ajudamo-lo a distinguir entre o que são bons conselhos dos mitos sem sentido.
Troque o óleo do carro a cada 6.400 quilómetros
Mito
Os técnicos da Motorpress Lisboa deparam-se com variadíssimas situações de emergência e, desde logo, o condutor que perde óleo não é a menos habitual. Como refere Francisco Mota, director técnico da Motorpress Lisboa, “o óleo deve ser trocado segundo as indicações do fabricante. Os intervalos podem variar dos 15.000 até aos 30.000 km, ou mesmo mais em casos específicos”.
Mantenha o alongamento durante 30 segundos
Realidade
A professora Carla Filomena Silva, licenciada em Ciências do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa, afirma que “o exercício de alongamento ideal tem entre 30 segundos e um minuto de duração, sendo que o mínimo são 20 segundos”. Ainda que dependa de variadíssimas razões, meio minuto basta para alongar o corpo após um aquecimento ou no final de uma sessão quando se pretende relaxar a musculação. Para os alongamentos, como em outras actividades mais privadas, existe uma regra muito simples: se não o sente é porque não está a ser bem executado.
Troque as lentes descartáveis a cada duas semanas
Realidade
As lentes descartáveis quinzenais não devem ser usadas por mais tempo, mesmo que estas não sejam utilizadas durante as 24 horas do dia. É o conselho do Dr. Aldir Alba, respon- sável pela Clínica Oftalmológica Aldir Alba (http://www.clinialba.com/).
Contudo, esclarece que “em caso de emergência pode usar as lentes mais do que 15 dias sem prejudicar a saúde ocular. A partir dessa data o material tem tendência a deteriorar-se e a perder as suas propriedades originais. Para quem pretende usar lentes por um maior período de tempo, existem no mercado lentes preparadas para uso mensal ou anual”. Se preferir, pode ainda optar pela correcção definitiva dos defeitos refractivos através de raios laser (LASIK).
Deite fora o leite quando a data de validade expira
Mito
Consultámos o Serviço de Informação ao Consumidor que nos explicou que “a data de validade é uma espécie de “seguro”. No entanto, a menção das condições de conservação torna-se obrigatória”. Assim, o leite pode ser ingerido alguns dias depois, utilizando o olfacto como guia. Lembre-se de respeitar as suas características em termos de preservação, como por exemplo, o manter no frigorífico depois de aberto.
Um aperto de mão deve ser sempre firme
Realidade
A Dra. Mariagrazia Marini, psicóloga e psicoterapeuta responsável pelo site www.psico-online.net, sustenta que “pessoas com um aperto de mão firme são mais extrovertidas, mais dinâmicas e menos neuróticas enquanto que um aperto de mão frouxo é sinal de timidez, insegurança, introspecção e aversão social e pode significar desinteresse e falta de confiança. Por outro lado, “um aperto de mão muito forte pode denotar agressividade e excesso de competitividade”. Por isso, lembre-se: nada de exageros! “Para causar boa impressão, o segredo é dar um aperto de mão firme e amigável, confiante e o mais natural possível”, conclui a especialista.
Alimente-se se estiver constipado
Realidade
Quando estamos constipados, o mais importante é ingerir líquidos para repor os perdidos e assim eliminar a mucosidade acumulada. Nessa altura, deverá ingerir mais frutas, verduras e hortaliças, as quais, além de água, contêm vitaminas e minerais de forma natural. “À medida que a constipação vai melhorando, o apetite e o olfacto vão melhorando, e depois volta-se a uma alimentação normal”, explica a Dra. Madalena Munoz.
não coce essas picadas de mosquito
Realidade
“Quando nos coçamos as células libertam histamina, piorando a situação e reavivando uma vez mais a irritação. No mercado existem anti-histamínicos de uso tópico mas, antes de empregá-los, assegure-se de que não é alérgico a nenhum dos componentes”, adverte a Dra. Maria Teresa Costa, consultora de Clínica Geral.
Verifique a pressão dos pneus antes de iniciar uma viagem
Realidade
Sobretudo se se tratar de uma viagem longa. “É a correcta pressão dos pneus que permite uma melhor aderên- cia à estrada”, explica o mecânico Joel Esteves. De vez em quando, observe se há um maior desgaste num lado ou no outro. “O desgaste no centro é sinal de que o pneu foi calibrado com uma pressão acima da recomendada. O desgaste nas pontas indica que a pressão está abaixo ”, explica o especialista. Para que tal não aconteça, faça sempre as revisões mecânicas determinadas pelo fabricante, no plano de manutenção. Também o estilo de condução influencia o género de manutenção, mediante o desgaste efectuado. Uma condução moderada prolongará a vida dos pneus, enquanto que uma mais agressiva provoca um maior desgaste.
Instalar uma firewall no computador é imprescindível
Realidade
Da mesma forma que você protege os seus dentes, é sempre recomendável salvaguardar o computador, sobretudo se este está ligado à Internet. Isso facilita a entrada a hackers. Estes “tanto poderão aceder aos ficheiros guardados no computador, como aceder a informação pessoal e sensível como palavras-chave e usernames.
Para agravar a situação, o utilizador nem vai reparar que estão a mexer na sua máquina. Sem qualquer tipo de firewall instalada, um PC ligado à Internet está vulnerável. Uma firewall permitirá controlo sobre estas tentativas de ligação, podendo ser permitidas ou negadas”, explicam os consultores da Chip7, empresa de comercialização de material informático e de imagem digital (www.chip7.pt).
Não coma se tiver febre
Mito
Não existe nenhum problema em comer apesar de ter febre. “No entanto, a febre pode ser sintoma de alguma doença que piore com a ingestão de alimentos, como por exemplo, uma gastroenterite. Nesse caso o que deve fazer é ingerir muitos líquidos para repor as perdas pela transpiração e pelo escoamento”, esclarece a Dra. Maria Teresa Costa.
Não faça jejum depois da meia-noite
Mito
Aqui a situação complica-se. De acordo com a Dra. Madalena Munoz, nutricionista, “tem um pouco dos dois. Ou seja, de facto, apenas engordamos se comermos calorias a mais, independentemente das horas. Mas, é verdade que o nosso metabolismo diminui à noite, por isso se regularmente comer refeições tardias e pouco tempo antes se deitar, existe uma situação propícia a engordar. Que fique claro que o nosso corpo não sabe a que horas é que comemos calorias a mais, e se fosse verdade que as calorias nocturnas engordam mais do que as diurnas, os espanhóis seriam obesos pois jantam pelas 22 horas”.
Faça um auto-exame testicular uma vez por mês
Realidade
O cancro nos testículos é responsável por apenas 1% dos cancros no homem. No entanto, é o tumor maligno mais comum no grupo etário entre os 15 e 35 anos e a sua incidência está a aumentar. Por essa razão, um bom auto-controlo do estado das bolsas escrotais permite evitar grandes dissabores. “A melhor maneira de detectá-lo é através de uma auto-exploração do pénis e dos testículos. E o melhor momento para isso é depois de um banho quente, quando os testículos estão mais acessíveis e a pele do escroto mais relaxada”, indica a Dra. Maria Teresa Costa. Role cada testículo entre os dedos e o polegar, tentando procurar alguma irregularidade. O inchaço é duro como uma pedra e indolor ao tacto e costuma estar localizado no tecido ao lado dos testículos, conhecido como sistema tubular. Lembre-se, uma verificação mensal é suficiente, se se quer explorar todos os dias arranje outra desculpa.
Chegue mais cedo a uma entrevista de trabalho
Realidade
Do ponto de vista pessoal convém evitar o factor stress derivado de possíveis atrasos como, por exemplo, o desconhecimento da localização exacta da empresa. “Independentemente da verdade das suas razões, chegar atrasado é geralmente olhado como responsabilidade sua e por isso, negativo.
Leve um telemóvel (se necessário emprestado). Se o comboio, autocarro ou carro ficar preso no trânsito, poderá pelo menos avisar a empresa do seu atraso”, sugerem os consultores em Recursos Humanos do site www.stepstone.pt.
Porém, nunca chegue com mais de 10 minutos de antecedência, para não interromper a dinâmica de trabalho da pessoa com quem se vai encontrar e não parecer demasiado ansioso em conseguir o emprego.
Controle os seus níveis de Colesterol LDL
Realidade
O que não mata engorda, e o colesterol LDL (lipoproteínas de baixa densidade) é “o tipo de colesterol que pode ser prejudicial à saúde porque se deposita nas paredes das artérias e pode impedir o sangue de circular livremente”, explica o Dr. João Breda, nutricionista. Baixar os níveis do LDL reduz o risco de sofrer de doenças cardiovasculares. Para isso,
“o ideal seria limitar o consumo quotidiano de gorduras a 30% de todas as calorias consumidas por dia”, recomenda o especialista. Se quer ficar a conhecer os seus níveis de colesterol LDL não lhe resta outra alternativa senão submeter-se a uma análise ao sangue. Vale a pena.
Dormir 8 horas é obrigatório
Mito
A Dra. Marta Gonçalves, psicóloga no Instituto de Sono – Centro Clínico e Investigação do Porto (www.is-cci.com) explica que “em média as pessoas deverão dormir 7 a 8 horas por noite, porém existem outras que necessitam apenas de 5 a 6 horas de sono. São os chamados “short sleepers”. Em contrapartida, os “long sleepers” necessitam entre 9 a 10 horas de sono, pelo que a necessidade de sono poderá variar de pessoa para pessoa devendo ser individualizada. Independentemente disso existem fases do desenvolvimento onde a nossa necessidade de sono é aumentada, como a infância e a adolescência”.
Deixe seu comentario ;)
0 comentários: sobre Mito ou verdade?
Postar um comentário para Mito ou verdade?