::: Aprendendo sobre pesquisas :::
Para começar, o que é pesquisa?
Fazer pesquisa é defender uma idéia, fundamentando-a com bibliografias. Conforme o assunto consultar através de questionários pessoas relacionadas ao mesmo para mostrar através de gráficos as análises e interpretação dos resultados obtidos com a pesquisa. Pois observa-se que a pesquisa não é neutra, baseando-se em coleta, análise e interpretação dos dados. É neste tratamento de investigação dos pensamentos e ações que se busca um determinado conhecimento.
Fazer pesquisa é crescer profissionalmente e adquirir conhecimento. Pesquisa é "... a produção científica é uma das atividades mais importantes para o alcance da qualidade e da eficiência universitária. Para muitos, como também em muitos ambientes, ciências é algo estranho e inatingível..."
KESTRING, Silvestre. Metodologia do trabalho acadêmico: orientações para sua elaboração / Silvestre Kestring. Almerindo Brancher, Aparecida B. Schwad. Blumenau: Acadêmica, 2001.p 81. ISBN 85-87357-08-5.
Para Gil [2002] pode-se definir pesquisa como o procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos... A pesquisa é desenvolvida mediante o concurso dos conhecimentos disponíveis e a utilização cuidadosa de métodos, técnicas e outros procedimentos científicos.
Quando estudamos sobre Pesquisas, logo descobrimos que é um termo vasto, aberto e que para compreendê-lo é necessário muito tempo de estudo e dedicação...mais ainda, existe a necessidade de entender autores e construir metodologia próprias. As diferentes áreas do conhecimento também proporcionam diferentes possibilidades, delineamentos e metodologias de elaboração de pesquisas. Do material coletado e consultado observa-se claramente a diferenciação entre as pesquisas realizadas nas áreas de saúde e biológicas, das pesquisas sociais (na área de humanas) e ainda das pesquisas de mercado. Essa diferenciação ocorre tanto do ponto de vista da elaboração (metodologia), quanto da análise, interpretação, rigor cientifico, generalizações e conclusões a respeito do assunto abordado.
Para a maioria dos autores a metodologia da pesquisa cientifica engloba questões como problematização, construção de hipóteses, tipos ou modalidades de pesquisas, ações diferenciadas para a realização de pesquisas e aí entra a questão de como fazer a pesquisa do material da pesquisa levando-se em conta as condições e possibilidades para que o pesquisador relaize uma pesquisa, elementos básicos de uma pesquisa, enfim um mundão de coisas...
O professor Sérgio Vasconcelos de Luna pontua requisitos fundamentais para qualquer pesquisa, independentemente, do referencial teórico ou a metodologia empregada. São eles:
A formulação de um problema de pesquisa, isto é, um conjunto de perguntas que se pretende responder, e cujas respostas mostrem-se novas e relevantes teórica ou socialmente;
A determinação das informações necessárias para encaminhar as respostas às perguntas feitas;
A seleção das melhores fontes dessas informações;
A essa observação, Umberto eco determina a necessidade de se ter condições de acesso a essas informações. Distância, tempo, dinheiro, etc.
A definição de um conjunto de ações que produzam essas informações;
A seleção de um sistema de tratamento dessa informações;
O uso de um sistema teórico para interpretação delas;
A produção de respostas às perguntas formuladas pelo problema;
A indicação do grau de confiabilidade das respostas obtidas (ou seja, por que aquelas respostas, nas condições da pesquisa, são as melhores respostas possíveis?);
Finalmente, a indicação da generalidade dos resultados, isto é, a extensão dos resultados obtidos;
Nesse caso a generalização pode não ser possível, se a conclusão for a formulação de novas hipóteses, por exemplo.
Classificação de pesquisas:
O autor Antonio Carlos Gil Classifica as pesquisas com base em seus objetivos em:
Pesquisas Exploratórias;
Pesquisas Descritivas;
Pesquisas Explicativas;
Com relação aos procedimentos técnicos utilizados, o autor classifica e faz, em seu livro, um delineamento de cada uma delas. A classificação é a seguinte:
Pesquisa bibliográfica;
Pesquisa documental;
Pesquisa experimental;
Pesquisa ex-pos facto;
Estudo de coorte;
Levantamento;
Estudo de campo;
Estudo de caso;
Pesquisa ação;
Pesquisa participante;
0 comentários: sobre Tipos de pesquisa
Postar um comentário para Tipos de pesquisa