"xaveco s.m.: 1. O ato de vender aquilo que não presta; (...) galanteio, cantada"
A discussão tava no ar, então eu só tô colocando ela aqui no Bio Caverna pra ficar oficial...
Mas, bom, a pergunta é: Qual é o xaveco perfeito?
Existem vários tipos de xavecos, e vários que funcionam melhor com uma pessoa do que com outras. Mas qual deles é perfeito, qual deles conquista a pessoa na certa?
Reza a sabedoria popular, um bom conquistador, ao ser indagado sobre a melhor cantada, responde "pra xavecar quem?"
É isso mesmo, o pior de tudo é que o xaveco perfeito depende de quem é o alvo (e, muitas vezes, de quem é o xavecador). Mas, então, quais são os tipos de xaveco?
Pra começar tem os básicos: a indireta, o xaveco do amiguinho, o da flor, o do gentlemen e o mata-leão.
A indireta todos conhecem, é o truque de passar a intenção nas entrelinhas, às vezes descaradamente, mas sempre deixando a pessoa com o benefício da dúvida. O bom dele é que absolutamente todo o mundo sabe passar indiretas, e quase todo mundo pode usá-las pra xavecar sem problemas.
Depois vem o xaveco do amiguinho, que é com certeza o mais seguro: funciona comom um mercado de ações, você fica amigo(a) do(a) pretê, e depois é fazer investimento de longo prazo. O lado ruim é que geralmente demora pra fazer efeito e quase sempre o xavecador num tem saco de levar adiante. O bom é que você sempre acaba, no mínimo, amigo do pretê.
Outro manjado é o da flor, ou o xaveco do chocolate, que consiste em agradar a pessoa.
É isso aê, seja materialista! \$/
O xaveco do genlemen é um pouco mais complicado porque exige disciplina, mas agrada a quase toda mulher e a muitos, muitos homens. Seja cavalheiresco(a). Agrade. Abra a porta, deixe passar. Ofereça um gole, ouça a pessoa, aja com discrição. Pega benzasso se você der um tratamento diferencial à pessoa. Xaveco da flor aplicado aqui também é uma boa! Mas num rola virar escravo do(a) cidadão(ã), huh?
Por fim, o básico, porém pouco usado (e com cautela), xaveco do mata-leão. O mata-leão, ou "mata" é um xaveco de últimato. Você pega a pessoa em questão, encurrala ela e lhe dá um beijo. Por isso mesmo, ele só deve ser usado se você tem absoluta certeza de que a resposta vai ser afirmativa. Acontece que, quando é, esse xaveco pega benzasso! Então, pense nele como uma alternativa àquela babação de ovo que geralmente acontece quando se vai pedir alguém pra ficar/namorar/whatever.
Aí nós chegamos aos xavecos de festa.
São eles o xaveco da dança, a cantada e o sex on the beach.
O da dança é foda. Se você dança bem, você *sempre* pode conquistar alguém dançando com ele(a). Sempre. Mas é difícil. Então aprenda a dançar.
A cantada é velha. Nem sempre é usada em festa, mas como é lá que ela aparece tradicionalmente, ficou aqui nesse grupo. Diferente das frases manjadas (leia adiante, nos xavecos avançados), que são muitas vezes confundidas com esse xaveco, a cantada consiste em fazer um bom merchandising pra sí mesmo.
Conhecida também como "o xaveco do swashbuckler", a cantada é sinônimo de ousadia. Movimentos rápidos, desafios vencidos, cenas à la "Piratas do Caribe"; e honra acima de tudo. É o xaveco mais usado pelo povo style.
O xaveco do sex on the beach não costuma pegar bem. E não há muito o que dizer sobre ele. Sabe quando você dá uns drinks pra pessoa pra deixar ela um pouco "altinha" (por favor, não bêbada, aí é forçar a barra) pra perder a vergonha? Pois é. Não faça isso.
Então vêm os xavecos cult. Tem o do violão, o do poeta, o da serenata e o do pintor.
Xaveco do violão é tocar uma música pra pessoa em questão. Você tá lá com um pessu, tocando coisa e pá, e de repente você toca uma música pra essa pessoa. Qualquer música que aparece em filme da Julia Roberts pega bem. Você toca como qualquer outra, sem dedicar nem nada, o negócio tá em pegar as frases manjadas da música e cantar olhando nos olhos da pessoa, com o tom de voz certo. Savvy? Bom. Agora só resta pedir cuidado na hora de usar esse xaveco pra ninguém usá-lo em próprio favor pra xavecar a pessoa!
O do poeta tem duas formas: ou você usa como frase manjada e recita/escreve e manda um poema famoso pra uma pessoa já pré-xavecada porque pega bem, ou você escreve o seu próprio poema porque pega mais que bem!
O xaveco da serenata é uma mistura dos dois anteirores, só que endereçado a alguém. Dispensa comentários.
O xaveco do pintor ou do desenhista é meio complexo porque você tem que ter manha de desenho e manha de marketing pra xavecar com uma mensagem visual. Esse num se aprende, é um dom que alguns tem.
E aí temos xavecos avançados, que só gente pró em xavecar/muito segura de sí/segura de que VAI DAR CERTO deve usar. São eles as frases manjadas, o xaveco da resposta, o xaveco do olhar, o do cupido, o xaveco infame e os anti-xavecos.
As frases manjadas são o tipo mais comum de xaveco, usado desastrosamente por não profissionais em combinação (não menos desastrosa) com a cantada infame e/ou os anti-xavecos, para pessoas desconhecidas (o que torna tudo mais calamitoso ainda).
Frases manjadas são aqueles versinhos e frases que servem como um tipo de cantada, geralmente com conotação humorística (calamidadeeeee!), que todo o mundo conhece e que se não for bem aplicado, não dá certo. Por que, afinal, tem uma infinidade de frases entre "Eu te amo." e "Bonito sapato, quer transar?", e apenas uma ou duas delas realmente funcionam, e apenas quando usadas na hora certa. Então evite à todo custo usar frases manjadas, elas são pra que sabe o que está fazendo (ou porque é pró, ou porque sabe que vai funcionar).
O xaveco da resposta é um tipo de cantada espontâneo que se aproveita da situação. Quer um bom exemplo dele? Veja só o que um amigo (por enquanto anônimo) fez, certa vez:
(depois de aplicar uma frase manjada bem boba, embora nada auto-pejorativa)
Amigo: Pô, [nome do cara].. Algum dia você ainda consegue ela.
O cara: Se algum dia eu conseguir, vou ficar extremamente decepcionado.
Amigo: Por que?
O cara: Porque musa que é musa não se deixa apanhar. Uma musa que se deixa apanhar é como um anjo que cai, de asas cerradas. Perde a caracteristica de anjo; não é mais musa...
A mina: Nossa...
Dahora, né? Pois é...
O xaveco do olhar não se aprende, e é o que pega melhor se o cara/a mina tem "o dom". É só um olhar. Nada de mais. Tem gente que conquista assim, vai entender.
O xaveco do cupido é esquema: você chega numa mina e xaveca ela dando a entender que tá xavecando pro amigo. Gradualmente, você dá a entender que tá se interessando por ela. Tem mina que adora cupido, p*!
O xaveco infame é, por exemplo, quando, ao roubar a pepsi da sua amiga e ela pedir o refrigerante de volta, você falar "Só se você namorar comigo". Geralmente você não está falando sério, mas a pessoa LEVA à sério, e com isso você deu a ela o benefício da dúvida, e ela NUNCA MAIS vai esquecer do xaveco. É útil...
Os anti-xavecos consistem exatamente no que você não faria pra xavecar alguém.
Pega mal? Sim, mas tem gente que gosta (junkies), fazer o que?
0 comentários: sobre tipos de xaveco
Postar um comentário para tipos de xaveco