Total de visualizações de página

deixe um OI

Atletismo parte 5

Atletismo
A origem do atletismo vem desde os antigos Jogos da Grécia e, segundo o que se tem documentado, surgiu justamente entre os gregos, e ganhou categorias com o tempo graças a touros e balas de canhão, entre outros.
Na definição moderna, o atletismo é um esporte com provas de pista de campo (corridas rasas, corridas com barreiras ou com obstáculos, saltos, arremesso, lançamentos e provas combinadas, como o decatlo e heptatlo), provas de cross country (corridas através do campo, com obstáculos naturais ou artificiais); e marcha atlética.
Na época, o Carl Lewis da época foi Coroebus, campeão dos Jogos em 776 antes de Cristo na prova dos 193 metros. Naquela época, as provas disputadas eram basicamente de corrida e lançamento de disco, feitos de pedra ou bronze.
A maratona, por exemplo, foi criada, segundo a lenda, em homenagem a um soldado chamado Pheidippides. Ele correu 40 quilômetros carregando notícias sobre a vitória de Atenas sobre a Pérsia na Batalha da Maratona e, ao chegar, acabou caindo e morrendo.
O atletismo teve seu grande momento até o fim do Jogos gregos, em 394 a.C.
O esporte, porém, acabou "morrendo" até o século 12, quando reapareceu na Inglaterra.
Ele acabou assumindo um pouco do que é hoje a partir do século 19. Em 1834, foram criados outras modalidades ainda mais quando as universidades de Oxford e Cambridge passaram a adotar o atletismo em seu currículo em 1864. Sete anos depois, acabou sendo criado o primeiro clube de atletismo em Suffolk.
Sendo assim, o esporte não teve maiores problemas para participar da Olimpíada de Atenas, em 1896. E a IAAF acabou sendo criada em 1912, durante os Jogos Olímpicos de Estocolmo (Suécia).
Em 1908, a maratona ganhou mais 2.195 quilômetros para que a corrida pudesse começar e terminar perto do castelo e da rainha Alexandra e seus suditos, a modalidade acabou tendo seu trajeto aumentado.
Já a prova de lançamento de peso tem uma curiosidade. No século 16, o rei Henrique 8º inovou nas provas de lançamentos de peso e martelo. Dois séculos depois, soldados ingleses organizaram uma prova de lançamento de bala de canhão, que acabou tendo seu peso fixado em 7,257 kg só em 1906, quando o lançamento com braço inclinado foi proibido passou a ser lançado junto ao pescoço. Esta modalidade entrou nos Jogos em 1948.
E no salto com vara, os gregos se utilizavam das mesmas para poderem passarem por cima de touros bravos, enquanto que os celtas as usavam para provas de extensão. A prova só ganhou sua versão vertical em 1775, na Alemanha, numa competição de ginástica.
No Brasil, há registros de competições oficiais na década de 1910. A sua prática estava sob a responsabilidade da antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD) até 1977, quando foi criada a CBAt.
Atletismo

Revezamentos

Corridas disputadas por equipes de quatro atletas. Cada um cumpre o equivalente a 1/4 do percurso e tem de passar um bastão ao companheiro que o sucede, dentro do limite determinado, a cada 100m ou 400m.

Provas de campo

São de saltos e lançamentos. Os saltos são em distância, triplo, em altura e com vara. No salto em distância, vale o melhor de três saltos sobre uma tábua maciça de 1,22m de comprimento por 20 cm de largura. A aterrissagem é em uma caixa de areia. No salto triplo, o atleta corre e, no primeiro salto, cai sobre o mesmo pé do impulso; no segundo, sobre o outro pé, e, no terceiro, com os dois pés na caixa de areia. No salto em altura, o atleta transpõe uma barra horizontal sustentada por duas verticais. Antes de cada uma das três tentativas, o juiz anuncia a marca em que a barra ou sarrafo será colocada. Ela pode ser esbarrada mas não derrubada.
O salto com vara consiste em ultrapassar o sarrafo com auxílio da vara, cujas dimensões ficam a critério do atleta. O material usado é a fibra de vidro, por sua resistência e flexibilidade. O atleta corre pela pista, segurando a vara com as duas mãos, finca-a no solo e projeta-se por sobre o obstáculo, sem poder derrubá-lo. Os saltos com vara são provas masculinas.
Os lançamentos são de quatro tipos: peso, disco, dardo e martelo (este só para homens). Consistem em lançar estes instrumentos à maior distância possível.

Modalidades combinadas

O decatlo (para homens) e o heptatlo (para mulheres) são, respectivamente, dez e sete provas individuais, realizadas em dois dias. Os tempos e distâncias obtidos determinam a classificação final. No decatlo, disputa-se 100m, salto em distância, em altura, lançamento de peso, 400m, 110m com barreiras, lançamento de disco e de dardo, salto com vara e 1.500m. O heptatlo engloba 100m com barreiras, lançamento de peso e de dardo, salto em altura, em distância, 200m rasos e 800m.
Atletismo
Entre as provas de alta velocidade, a mais importante é a corrida de 100 metros rasos, em que os vencedores são conhecidos como o homem e a mulher mais rápidos do mundo. As outras provas velozes são os 200 e 400 metros rasos para homens e mulheres. Os metros são "rasos" porque não há obstáculos na pista: é só sair correndo!
O recorde mundial da prova masculina é do americano Maurice Greene. Em 16 de junho de 99, ele percorreu os 100 metros em 9,79 segundos. Entre as mulheres, a mais rápida nos 100 metros é Florence Griffith-Joyner, dos Estados Unidos, que terminou a corrida em 10,49 segundos em 1988.

Você já marcou em quanto tempo faz a mesma coisa?

Além das provas de alta velocidade, o esporte tem as corridas com obstáculos. Para homens, há corridas de 110, 400 e 3.000 metros. As provas femininas são de 100 e 400 metros. Essas competições são muito difíceis, porque além de ter que correr muito, o atleta deve prestar muita atenção para não tropeçar nas barreiras e se machucar.
A pista fica cheia durante as corridas de revezamento 4 por 100 metros e 4 por 400 metros. Cada um dos quatro representantes da equipe deve percorrer a mesma distância rapidinho. Eles treinam juntos e o revezamento acontece quando os atletas da mesma equipe passam um bastão de um para o outro.
As corridas longas demoram mais, mas exigem resistência dos atletas. Em Sydney, pessoas de todo o mundo disputaram as provas de 800, 1.500, 5.000 e 10.000 metros.
As maratonas são as provas mais cansativas: as distâncias vão de 10 quilômetros para mulheres e 20 a 50 quilômetros para homens.
O atletismo pode ser praticado em vários terrenos, pesquisamos na internet e achamos alguns destes lugares.

Pista de atletismo

Os espaços destinados a competições de "pista e campo" devem ter uma pista para as corridas, cuja distância oficial é de 400 metros, e um espaço para as provas de campo (saltos e lançamentos). A CBAt recomenda a construção de pistas com piso sintético e com oito raias na pista de corridas, para serem atendidos os requisitos oficiais para competições.

PROVAS DE PISTA E CAMPO

As provas de pista e campo são disputadas em pista de atletismo e reúnem: corridas rasas, corridas com barreiras ou com obstáculos. Já as provas de campo englobam saltos, arremesso e lançamentos. Há ainda as provas combinadas, como o Decatlo e Heptatlo.
Atualmente as provas oficiais são:
Corridas de velocidade: 100 metros - 200 metros - 400 metros
Corridas de revezamento: 4x100 metros - 4x400 metros.
Corridas com barreiras ou obstáculos: 100 metros c/barreiras feminino - 110 metros com barreiras c/barreiras masculino - 400 metros c/barreiras - 3.000 m. c/obstáculos
Corridas de meio-fundo: 800 metros - 1.500 metros
Corridas de fundo: 5.000 metros - 10.000 metros

SALTOS

Saltos: Salto em altura - salto triplo - salto em distância - salto com vara

ARREMESSOS E LANÇAMENTOS

Arremessos e lançamentos: arremesso de peso, arremesso de disco - arremesso do martelo - lançamento de dardo

PROVAS COMBINADAS

Provas combinadas: Heptatlo (para mulheres: 100m c/barreiras, salto em altura, 200 metros, santo em distância, lançamento de dardo e 800 metros) Decatlo (para homens: 100 metros, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 400 metros, 110 m c/barreiras, arremesso de disco, salto com vara, arremesso de dardo, 1.500 metros).
As provas de pista e campo de atletismo sempre fizeram parte dos jogos olímpicos e são considerados o ponto nobre da Olimpíada

CORRIDAS DE RUA

As corridas de rua também são bem conhecidas assim como a São Silvestre, em São Paulo.
Como o próprio nome já diz, essas provas são corridas disputadas em ruas ou rodovias. As corridas de rua têm uma rica tradição. Competições de corridas de rua já eram populares na Inglaterra no século 18. Aqui no Brasil a prova mais tradicional é a São Silvestre que é disputada nas ruas de São Paulo desde 1924.
As corridas de rua podem ser disputadas nas mais variadas distâncias, mas sem dúvida a mais nobre das provas é a maratona, na qual os corredores percorrem 42.195 metros. As maratonas são populares em todo o mundo, sendo que as mais importantes chegam a reunir mais de 30 mil participantes e tem a sua lotação esgotada com antecedência. As maratonas de maior prestígio no mundo são: Boston (a mais tradicional sendo realizada desde 1897), Nova Iorque, Chicago, Londres, Honolulu, Roterdã e Paris.
No Japão os "Ekiden", um tipo de maratona de revezamento, são extremamente populares reunindo milhares de participantes. No Brasil as maratonas de revezamento também têm experimentado um crescente apelo popular.
Outras corridas que têm aumentado de popularidade são as ultramaratonas. A rigor qualquer corrida com distância maior do que a maratona é considerada uma ultra, englobando desde provas de 50 km até aquelas de vários dias. As ultra-maratonas são particularmente populares na África do Sul, onde a "Comrades" (89 km) e a "Two Oceans" (56 km) reúnem milhares de participantes.
De todas as corridas de rua, apenas a maratona é disputada nas Olimpíadas. Há ainda os mundiais de maratona, meia-maratona e maratona de revezamento.

MARCHA ATLÉTICA

A marcha atlética não é tão conhecida assim no Brasil mas também é um esporte legal de ser praticado, além de ser muito engraçado.
As provas de marcha atlética são competições de longa distância na qual os atletas têm que estar todo o tempo com pelo menos um pé no chão. O esporte surgiu inspirado nos desafios de caminhadas, que duravam de 24 horas a 6 dias, realizados na Inglaterra entre 1775 e 1800.
A marcha atlética entrou para os Jogos Olímpicos em 1908 nas distâncias de 3.500 metros e 10 milhas. Nas Olimpíadas seguintes, a marcha teve participação inconstante e as distâncias eram mudadas com freqüência. A partir de 1956, as Olimpíadas passaram a incorporar a marcha atlética nas distâncias que perduram até hoje de 20 km e 50 km.

0 comentários: sobre Atletismo parte 5

Postar um comentário para Atletismo parte 5

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...