O fundador do Aikido, Morihei Ueshiba , nasceu no Japão em 14 de dezembro de 1883. Quando garoto, assistiu freqüentemente baderneiros locais baterem em seu pai por razões políticas. Em função disso decidiu sair mundo afora para tornar-se forte e poder então conseguir vinga-lo. Devotou-se então a um severo treinamento de condicionamento físico e eventualmente à prática de artes marciais, recebendo certificados do Mestre em diversos estilos do jujitsu, esgrima, e luta com lança. Entretanto, apesar de suas impressionantes potencialidades físicas e marciais, sentia-se muito descontente. Começou então a peregrinar por diversas religiões na esperança de encontrar um significado mais profundo para a vida, ao mesmo tempo em que continuava a persistir em seus estudos do budo, ou, as artes marciais.
Combinando seu treinamento marcial com suas ideologias religiosas e políticas, criou a arte marcial moderna do Aikido. Morihei Ueshiba decidiu-se pelo nome "Aikido" em 1942 (antes chamou sua arte marcial de "aikibudo" e "aikinomichi").
Pelo lado técnico, o Aikido é enraizado em diversos estilos do jujitsu (de onde o judô moderno também é derivado), mais particularmente no daitoryu-(aiki)jujitsu, assim como e artes de combate da espada e da lança. Simplificando um pouco, nós podemos dizer que o Aikido executa as torções e projeções comuns do jujitsu e os combina com os movimentos do corpo da luta da espada e da lança. Entretanto, nós devemos também frisar que muitas técnicas do Aikido são o resultado de própria inovação do Mestre Morihei Ueshiba.
0 comentários: sobre História do Aikido 3
Postar um comentário para História do Aikido 3