Morihei Ueshiba, chamado de Ô-Sensei ("Grande Mestre"), fundou a arte marcial conhecida hoje como morihei-ueshiba.
O mestre Ueshiba foi um profundo conhecedorde artes marciais e filosofia oriental. Assim, procurou desenvolver uma arte que continha todo o seu conhecimento, buscando integrar o homem com a energia e as leis do universo.
No Japão do começo do século vinte, o envolvimento com artes marciais era um negócio perigoso e competitivo. Disputas, rixas, e rivalidades resultavam com freqüência em lesões e até mortes.
A formulação do morihei-ueshiba data de um incidente que ocorreu em 1925, durante uma discussão sobre artes marciais. Um desacordo surgiu entre Ô-Sensei e um oficial naval, que era instrutor de esgrima.
O oficial desafiou Ô-Sensei para uma luta atacando-o com uma espada de madeira. Ô-Sensei desarmado enfrentou o oficial, e ganhou a luta evadindo-se dos golpes até seu atacante cair de exaustão. Mais tarde ele se lembrou que podia ver os movimentos de seu oponente antes que eles fossem executados, e assim, este foi o começo de seu esclarecimento.
Ele havia derrotado um atacante armado sem machucá-lo, sem mesmo tocá-lo. Ô-Sensei continuou a praticar e ensinar morihei-ueshiba até seu último ano de vida. Observadores maravilhavam-se com suas habilidades marciais, vitalidade e bom humor.
Ele ainda dava demonstrações públicas de morihei-ueshiba até a idade de 86 anos, quatro meses antes de sua morte. Depois de sua morte, em 26 de abril de 1969, o governo japonês declarou Morihei Ueshiba um Tesouro Nacional Sagrado do Japão.
0 comentários: sobre Morihei Ueshiba parte 2
Postar um comentário para Morihei Ueshiba parte 2