Total de visualizações de página

deixe um OI

Prometeu Acorrentado

http://movimentoculturalgaia.files.wordpress.com/2009/08/prometheus.jpgÉsquilo nasceu em Atenas, em Elêusis, por volta de 525 A. C.. suas obras renderam-lhe fama e honrarias. Das sete que se conhecem uma das mais grandiosas pelo tema que focaliza é Prometeu Acorrentado.
Júpiter ao tornar-se deus supremo cogitava conservar a espécie humana na condição de animalidade irracional ou senão destruí-la, contrariando-o, Prometeu apodera-se do fogo celeste (sagrado) que dotou o homem da razão e da faculdade de cultivar a inteligência, as ciências e as artes.
Como punição, Júpiter ordena que Prometeu seja acorrentado no Cáucaso e ali permaneça a menos que consinta a revelação do futuro,(que era um dom de Prometeu) a fim de evitar sua ruína como a de Cronos (Saturno) seu pai.
Prometeu é acorrentado por Vulcano e fiscalizado pelo Poder que se mostra cruel e insensível ao contrário de Vulcano que se mostra penalizado pela tortura que Prometeu estará sujeito, e que por ser um deus significa ser seu parente.
Vão lhe visitar as Ninfas, filhas do Oceano, este último tenta o ajudar, mas Prometeu recusa sua ajuda com a finalidade de poupar-lhe a vida.
Por fim aparece Mercúrio, filho de Júpiter, e tenta arrancar os segredos de Prometeu, e, como nada consegue avisa que os abutres virão comer o fígado imortal do deus aprisionado.
Prometeu acorrentado é a primeira parte de uma trilogia da qual se perderam as outras. Perda lamentável, pois não nos permite conhecer todo o significado dessa tragédia em que um deus se vê condenado por ter sido um benfeitor a Humanidade.

0 comentários: sobre Prometeu Acorrentado

Postar um comentário para Prometeu Acorrentado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...