Total de visualizações de página

deixe um OI

Modalidades do Atletismo parte 9

Se somarmos todas as medalhas que o Brasil conquistou em Olimpíadas e Jogos Pan-Americanos, o esporte que mais trouxe medalhas para o Brasil foi o Atletismo.
Dentre atletas bem-sucedidos, como o bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva, Joaquim Cruz, Nélson Prudêncio, Robson Caetano e Maria Zeferina, encontramos outros atletas que não contam com qualquer tipo de apoio, o que faz o esporte não evoluir o quanto poderia e deveria.
Conheça as principais modalidades do atletismo:

SALTO

Altura: praticado primeiramente pelos celtas, teve sua primeira competição na Inglaterra por volta de 1940 e regimentada em 1965. primeira competição feminina de Salto em Altura ocorreu em 1895, nos Estados Unidos. O evento estreou nas Olimpíadas de 1928, e, o primeiro recorde foi homologado pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) em 1932.
Distância: há muito tempo faz parte das competições. O evento moderno foi regularizado na Inglaterra e nos Estados Unidos em 1860: o levantar-vôo tinha que ser feito 20cm afastado da tábua dentro da marca de saibro. Até a década de 1920, a técnica foi considerada rudimentária, com as pernas dobradas embaixo do corpo imediatamente após o levantar-vôo, então estende-se e subseqüentemente põe as pernas abaixo do corpo novamente para a aterrissagem.
Triplo: Originalmente um vôo-vôo-salto, sendo primeiramente dois vôos com um mesmo pé, o Salto Triplo começou, depois de 1900, com a técnica vôo-passo-salto. Vara: diz-se que sua origem vem dos velhos gregos que saltavam por cima dos touros. Os Celtas usaram a vara, mas para competição em extensão.

PISTA

Velocidade

São as provas em distância até 400m, sendo realizadas em pistas livres (corridas rasas) ou com obstáculos.

Meio-fundo

São as provas realizadas em pistas de 800 e 1500m rasos. Para o atleta, técnica e capacidade de recuperação do fôlego são fundamentais.

Obstáculos

Tem como origem as corridas de cavalo e está nas Olimpíadas desde 1900. A distância é de 3.000 metros e inclui 4 obstáculos secos e 1 do fosso de 3,66m de comprimento por volta.

Barreiras

Distâncias de 100, 110 e 400 metros, com barreiras variáveis.

Revezamento

Formam-se equipes de quatro atletas que cumprem, cada um, um quarto do percurso, passando o bastão para o companheiro que o sucede. Existem dois tipos de revezamento: o de 4x100m e o de 4x400m.

LANÇAMENTO

Dardo: é uma haste metálica que não pode passar de 800g nas provas masculinas e 600g nas femininas.
Disco: é o precursor de todos os eventos. Os gregos utilizavam discos de pedra e depois de bronze com 2 e 6 kg. Em 1896, o disco foi incluído nos Jogos Olímpicos de Atenas.
Martelo: inicialmente teve como estilo a corrida livre, juntamente com um martelo pesado. O martelo usado nas competições atuais pesa 4 kg, e, a Federação Internacional de Atletismo começou a homologar os recordes mundiais femininos em 1995 .

ARREMESSO DE PESO

No século XVI, o rei Henry VIII celebrou as suas façanhas nas competições da corte com os lançamentos de peso e martelo, e, no século XVII, soldados Ingleses organizaram as competições de lançamento de bala de canhão. As regras da competição foram estabelecidas pela primeira vez em 1860, quando o lançamento tinha que ser feito de um quadrado com lados de 7 pés (2,13m). Isso foi alterado em 1906 por um círculo de 7 pés de diâmetro. O peso do chumbo foi fixado em 16 libras (7,257 kg). Os lançamentos com braço inclinado foram banidos para iniciar então uma nova técnica, arriscada, mas eficiente, onde colocava-se o chumbo no pescoço antes de lançar.

MARCHA ATLÉTICA

A tradição surgiu nos séculos XII e XIII com o Inglês lacaio, que alternava corrida e caminhada como acompanhante de seus mestres treinadores em longas jornadas, o qual inspirou as primeiras competições de caminhadas realizadas entre 1775 e 1800, na Inglaterra. Essas competições duraram mais de 6 dias, posteriormente 24 horas, etc. Em 1886, a Marcha Atlética de 7 milhas foi introduzida nos campeonatos Britânicos. Em 1908, a marcha foi introduzida nos Jogos Olímpicos de Londres com 3500m e corrida de 10 milhas.

0 comentários: sobre Modalidades do Atletismo parte 9

Postar um comentário para Modalidades do Atletismo parte 9

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...