Dentre atletas bem-sucedidos, como o bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva, Joaquim Cruz, Nélson Prudêncio, Robson Caetano e Maria Zeferina, encontramos outros atletas que não contam com qualquer tipo de apoio, o que faz o esporte não evoluir o quanto poderia e deveria.
Conheça as principais modalidades do atletismo:
SALTO
Altura: praticado primeiramente pelos celtas, teve sua primeira competição na Inglaterra por volta de 1940 e regimentada em 1965. primeira competição feminina de Salto em Altura ocorreu em 1895, nos Estados Unidos. O evento estreou nas Olimpíadas de 1928, e, o primeiro recorde foi homologado pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) em 1932.Distância: há muito tempo faz parte das competições. O evento moderno foi regularizado na Inglaterra e nos Estados Unidos em 1860: o levantar-vôo tinha que ser feito 20cm afastado da tábua dentro da marca de saibro. Até a década de 1920, a técnica foi considerada rudimentária, com as pernas dobradas embaixo do corpo imediatamente após o levantar-vôo, então estende-se e subseqüentemente põe as pernas abaixo do corpo novamente para a aterrissagem.
Triplo: Originalmente um vôo-vôo-salto, sendo primeiramente dois vôos com um mesmo pé, o Salto Triplo começou, depois de 1900, com a técnica vôo-passo-salto. Vara: diz-se que sua origem vem dos velhos gregos que saltavam por cima dos touros. Os Celtas usaram a vara, mas para competição em extensão.
PISTA
Velocidade
São as provas em distância até 400m, sendo realizadas em pistas livres (corridas rasas) ou com obstáculos.Meio-fundo
São as provas realizadas em pistas de 800 e 1500m rasos. Para o atleta, técnica e capacidade de recuperação do fôlego são fundamentais.Obstáculos
Tem como origem as corridas de cavalo e está nas Olimpíadas desde 1900. A distância é de 3.000 metros e inclui 4 obstáculos secos e 1 do fosso de 3,66m de comprimento por volta.Barreiras
Distâncias de 100, 110 e 400 metros, com barreiras variáveis.Revezamento
Formam-se equipes de quatro atletas que cumprem, cada um, um quarto do percurso, passando o bastão para o companheiro que o sucede. Existem dois tipos de revezamento: o de 4x100m e o de 4x400m.LANÇAMENTO
Dardo: é uma haste metálica que não pode passar de 800g nas provas masculinas e 600g nas femininas.Disco: é o precursor de todos os eventos. Os gregos utilizavam discos de pedra e depois de bronze com 2 e 6 kg. Em 1896, o disco foi incluído nos Jogos Olímpicos de Atenas.
Martelo: inicialmente teve como estilo a corrida livre, juntamente com um martelo pesado. O martelo usado nas competições atuais pesa 4 kg, e, a Federação Internacional de Atletismo começou a homologar os recordes mundiais femininos em 1995 .
0 comentários: sobre Modalidades do Atletismo parte 9
Postar um comentário para Modalidades do Atletismo parte 9