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O Enigma do Titanic

Na noite de 15 de Abril de 1912 afundava no gélido Atlântico Norte o insubmersível Titanic. O grande navio a vapor levava mais de 2.000 pessoas, saindo de Southampton e entrando para a história.
Mistérios e coincidências marcam esse naufrágio que já completa quase cem anos. A história correu mais ou menos assim....

O Olympic a esquerda e o Titanic a direita
" O Titanic e seu irmão gêmeo, o Olympic, eram as vedetes da companhia White Star que explorava a ligação marítima de passageiros entre o velho mundo e a América. Era época de migrantes, época de barões das ferrovias e do aço nos Estados Unidos. O dono da companhia era o milionário americano J. P. Morgan que, por pouco, escapou do destino junto com o navio.
O navio fazia sua viagem inaugural e era considerado insubmersível. Ele foi projetado como uma colmeia com compartimentos isolados por portas a prova dágua. O navio resistiria a inundação de dois deles ou até dos primeiros quatro. A noite do dia 14 caia perfeita, er um Domingo. Não havia Lua e o oceano mostrava-se absolutamente calmo. Diversos avisos haviam sido enviados ao Titanic relatando a existência de Icebergs na região. Apesar da latitude não ser elevada, a Terra Nova é a região onde existe o corredor dos Icebergs que se deslocam no degelo desde o norte do Canada. Abril é o pior mês do ano. Próximo ao Titanic o pequeno vapor Californian desligava seus motores e encontrava-se em um mar de Icebergs. Seu comandante preferiu esperar o amanhecer para prosseguir.
O Comandante Smith, em sua última viagem antes da aposentadoria viajava a toda velocidade, provavelmente influenciado por Bruce Ismay, que queria bater o recorde de velocidade entre a Europa e a América. As 11:40 da noite o observador F. Fleet observou o fatídico Iceberg e acionou o sino, que se encontra hoje em exposição provisória no Science Museum em Londres.
Ao descer para verificar as avarias o projetista Thomas Andrews observou que a água já avançava por cinco compartimentos. O destino do navio estava selado. Avisou ao Comandante Smith que o Titanic teria apenas mais umas duas horas de vida. Nesse momento surge um mistério que é a razão desse assunto estar sendo tratado em uma página de astronomia. No momento do lançamento dos fogos de ajuda observou-se ao horizonte uma luz que julgou-se ser um navio. Muitas pessoas imaginaram que em pouco tempo um vapor iria resgatá-las. Isso não aconteceu e observou-se o navio se afastando até desaparecer no horizonte. Por causa desses relatos o comandante do Californian, que se julgava esse vapor, foi execrado por não ter prestado ajuda aos náufragos. De fato, o Californian com o Carpathia e o Mount Temple foram os vapores que procuraram por sobreviventes na manhã seguinte. O Carpathia levou os sobreviventes até o porto de Nova Iorque."

O Carpathia, que levou os sobreviventes para Nova Iorque
Vamos agora tentar explorar a possibilidade do navio fantasma ter sido algum objeto celeste. Para começar vamos observar o céus estrelado daquela fatídica noite.
Quando o Titanic bateu no iceberg a Ursa Maior dominava o céu, Vega nascia, Procyon e Capela desciam para perto do horizonte. Marte estava a 11.5 graus acima do horizonte e se pondo. Jupiter nascia a apenas 5.1 graus acima do horizonte. Naquela noite Marte se poria no horizonte oeste exatamente as 00:54 do dia 15 de Abril. Brilhava com uma pálida magnitude 1.2 com 5 segundos de arco de diâmetro. Procyon se punha as 00:45 com azimute 280, magnitude 0.4 e cor branca. Vejamos o que se passava no navio...
" 45 minutos depois da colisão com o iceberg Rowe telefonou para a ponte e o oficial Boxhall respondeu. Rowe disse que ele havia visto o escaler 7 na agua. Boxhall ficou surpreso porque não sabia que a ordem de baixar escaleres havia sido dada. Ele instruiu Rowe para levar os fogos de artifício para a ponte. Boxhall teria visto as luzes de um barco nesse momento e o Capitão Smith deu permissão para o lançamento dos fogos. O primeiro fogo foi lançado as 00:45 e então de 5 em cinco minutos. Entre esses lançamentos Rowe e Boxhall tentaram usar uma lanterna morse. O navio teria sido visto na direção traseira direita do navio. Rowe afirmou que dois pontos indicavam a traseira de um navio a distância de 5 milhas "
Essa direção coincide com a posição do Californian se considerarmos a direção original do Titanic e o fato de que ele virou para o Sul cerca de 90 graus. Podemos perceber a enorme coincidência de horários entre o por do Sol de Marte, no azimute 305 graus, e o momento em que os tripulantes do Titanic teriam visto o navio desaparecendo no horizonte. Como sabemos hoje o Californian estava a mais de 20 milhas náuticas do Titanic e em um azimute de algo como 340 graus. Não podia ser ele, a distância era grande demais. O Titanic trafegava no azimute 266 graus a 21.6 nós. A posição de Marte era exatamente a frontal direita do navio. Visto do Titanic, Marte e o Californian estavam em posições próximas. O Californian estava atracado para aguardar o dia seguinte. Como os marinheiros do Titanic o viram sumir no horizonte ?
Pelo menos para mim estou convencido de que, no afã da situação desesperadora, os marinheiros confundiram o planeta vermelho que, naquele momento, estava se pondo no horizonte, levando com ele a esperança de milhares de pessoas.
O problema é, de fato, mais complexo, pois envolve testemunhas do Californian. O Comandante do Californian foi execrado. Parece que foi apenas um engano, ele estava longe demais para ver o Titanic ? O livro de Gardiner "The Riddle of Titanic" explora bem os testemunhos. Serão só coincidências ? O que voce acha ? A direção do Californian era parecida com a de Marte... O horário batia exatamente com o ocaso do planeta.

Vemos aqui um desenho dos posicionamentos dos navios e dos angulos envolvidos.
O Titanic vinha da direita, o Carpathia de baixo.

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