Total de visualizações de página

deixe um OI

SÉCULO DA CIÊNCIA


Não houve nenhum período como o do século XX cheio de descobertas científicas, a vida do ser humano mudou tão rapidamente. A ciência e tecnologia foram protagonistas desta mudança.
A tecnologia do século XX melhorou a vida de milhões de pessoas.
A Ciência modificou a própria concepção que o homem tem de si próprio e do seu papel no Universo. Surgiram teorias revolucionarias, como a mecânica quântica e a relatividade geral, que alteraram o nosso modo de conhecer a natureza.
Compreendeu-se que vivemos num pequeno planeta periférico num Universo imenso e em expansão, que nasce há cerca de 15 mil milhões de anos e que poderá estar destinado a fechar-se sobre si próprio num tempo igualmente longo.
No século XX, nasceu a Big science á grande ciência.
A importância da investigação científica para os Estados poderosos e para as grandes companhias industriais levou os cientistas a unir-se em grandes grupos de investigação, tendo á sua disposição volumosos financiamentos e instrumentos poderosos.


Albert Einstein, o pai da relatividade, é considerado o maior cientista do século XX. As suas
Teorias modificaram a nossa forma de entender o Universo.

Só com tais condições foi possível alcançar metas como a conquista da lua ou a descoberta das mais pequenas partículas elementares. De facto o primeiro caso de Big Science está ligado a um acontecimento dramático: o fabrico das bombas autómicas que, no Verão de 1945,foram lançadas nas cidades japonesas de Hiroshina e Nagasaki.
A segunda metade do século foi caracterizada por grandes avanços nas ciências da vida, a começar pela desconverta do ADN. Também neste campo, foi questionada a “bondade” das aplicações da ciência. A possibilidade de modificar as características dos seres vivos através de acções de engenharia genética ou da “clonagem” tem suscitado polémicas e preocupações que ainda não foram resolvidas.

0 comentários: sobre SÉCULO DA CIÊNCIA

Postar um comentário para SÉCULO DA CIÊNCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...